O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v15n22016-art07Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Educação. Pessoas com Deficiência. Processo de ensino e aprendizagem.Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar as potencialidades do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência. Assim, foi realizada uma pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e exploratória e, como procedimento técnico, escolheu-se o estudo de caso em uma instituição privada especializada em educação especial. Os resultados indicam que o uso das TDIC como ferramenta pode ser importante no desenvolvimento e no aprendizado das pessoas com deficiência, favorecendo a socialização, a comunicação e o desempenho ocupacional. Porém, para que se tenha sucesso nesse processo de ensino e aprendizagem é necessário que no centro dele esteja o aluno, de forma que a tecnologia se adapte à realidade de cada discente, levando em consideração suas particularidades, habilidades e necessidades.
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