Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas"

Autores

  • Maciel Pereira da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-art04

Palavras-chave:

Juventude. Escola. Cultura Juvenil.

Resumo

O artigo, ora apresentado, é resultado de um estudo bibliográfico a respeito dos atuais conflitos relacionais entre a escola e o aluno atual. O sistema educacional brasileiro tem sido marcado, em tempos recentes, por uma ampla política de inclusão social pautada pela possibilidade de acesso de jovens oriundos dos grupos sociais mais pobres aos espaços escolares. Nesse mesmo período, outras importantes transformações sociais estiveram (e estão) em curso no país, dentre as quais se destaca o processo de metropolização populacional e a massificação da tecnologia de informação e comunicação. Nesse contexto, os estudiosos da temática juventude, sugerem que tais transformações sociais têm influenciado os comportamentos sociais dos jovens e culminado na emergência de diversas "culturas juvenis". Assim, a recente admissão dos heterogêneos grupos juvenis aos espaços escolares significa, também, a chegada das diversas culturas juvenis à escola. Diante de tais acontecimentos, deduz-se que os conflitos relacionais entre a escola e o aluno atual seja o resultado do "encontro de culturas", ou seja, do encontro entre a cultura escolar tradicional estabelecida e as recentes e diversas culturas juvenis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMO, H. W. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Perseu Abramo, 2011. p. 37-72.

CASSAB, C. (Re)construir utopias: jovem, cidade e política. 2009. 228f. Tese (Doutorado)

______. Refazendo percursos: considerações acerca das categorias jovem e juventude no Brasil. PERSPECTIVA: Publicação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, v. 34, n. 128, p. 39-51, dez. 2010.

CASTRO, M. G.; ABRAMOVAY, M. Por um novo paradigma do fazer políticas: políticas de/para/com juventudes. Brasília: UNESCO, 2003.

CAVALCANTI, L. S. de. Aprender sobre a cidade: a geografia urbana brasileira e a formação de jovens escolares. Revista Geográfica da América Central, Costa Rica, Número Especial EGAL, p. 1-18, 2011.

CHAVEIRO, E. F. O jovem aluno contemporâneo e as demandas da escola: mundos em conflito. In: CAVALCANTI, L. S.; BUENO, M. A.; SOUZA, V. C. (Org.). Produção do conhecimento e pesquisa no ensino da geografia. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011. p. 179-189.

DAYRELL, J. A escola

DEBERT, G. G. A dissolução da vida adulta e a juventude como valor. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 16, n. 34, jul./dez. 2010.

ESTEVES, L. C. G.; ABRAMOVAY, M. Juventude, juventudes: pelos outros e por elas mesmas. In: ABRAMOVAY, M; ANDRADE, E. R.; ESTEVES, L. C. G. (Orgs.). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: UNESCO, 2007. p. 19-54.

KEHL, M. R. A Teenagização da cultura ocidental. Folha de São Paulo, São Paulo, 20 set. 1998. Caderno Mais.

_____. A juventude como sintoma da cultura. Outro Olhar: Revista de debates mandato vereador Arnaldo Godoi (PT), Belo Horizonte, v. 5, n. 6, p. 44-55, nov. 2007.

LIB

_____. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.

MOREIRA, J. O.; ROSÁRIO,

SOUZA, R. M. de. O discurso do protagonismo juvenil. 2006. 350f. Tese (Doutorado)

SPOSITO, M. P. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude escola no Brasil. In: ABRAMO, H.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania; Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 87-128.

TURRA NETO, N. Múltiplas trajetórias juvenis em Guarapuava: territórios e redes de sociabilidades. 2008. 516f. Tese (Doutorado)

Downloads

Publicado

29-07-2015

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, M. Juventude(s) e a escola atual: tensões e conflitos no "encontro de culturas". Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 46–59, 2015. DOI: 10.14393/rep-v14n12015-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28958. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais