O cordel enveredando na educação popular pelo viés dos estudos culturais

Autores

  • Cláudia Zilmar da Silva Conceição Universidade do Estado da Bahia
  • Sheila Rodrigues dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-art06

Palavras-chave:

Cultura. Literatura de Cordel. Cenário Educacional.

Resumo

A noção de cultura na perspectiva dos estudos culturais nos permite compreendê-la em uma perspectiva simbólica, como nos propõe Geertz (1989), uma vez que ela passa a ser entendida/interpretada de acordo como a experiência vivida de qualquer grupo humano. Devido a essa característica polifônica, a cultura perpassa diversos campos de estudos como o antropológico, o sociológico, o histórico, entre outros. Neste artigo, nos limitaremos a refletir o conceito na perspectiva educacional. O objetivo é apresentar uma discussão sobre a literatura de cordel, literatura essa que representa as marcas da cultura popular, ferramenta capaz de operacionar práticas cotidianas que descortinem as relações sociais e culturais propagadas pela cultura hegemônica no cenário educacional.

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Publicado

29-07-2015

Como Citar

ZILMAR DA SILVA CONCEIÇÃO, C.; RODRIGUES DOS SANTOS, S. O cordel enveredando na educação popular pelo viés dos estudos culturais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 75–84, 2015. DOI: 10.14393/rep-v14n12015-art06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28631. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais