Ações educacionais e movimentos populares em Ituiutaba, Minas Gerais (1960-1980)

Autores

  • Armindo Quillici Neto Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal
  • Betânia Oliveira Laterza Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal
  • Dulcinéia Gabriela Medeiros Santos Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-art02

Palavras-chave:

Educação Informal. Comunidade Eclesial de Base. Consciência Crítica. Difusão do Conhecimento.

Resumo

Nos anos de 1950 e 1960, a educação ocupava o quarto lugar nas prioridades orçamentárias do governo brasileiro. Além disso, a Lei de Diretrizes e Base da Educação (Lei 4.024/61) favoreceu a iniciativa privada na oferta de escolarização, o que excluía as camadas menos favorecidas da oferta de educação escolar. Nesse cenário, os movimentos sociais surgidos a partir da década de 60, aliados a outras organizações, viram-se obrigados a articular ações educacionais, como os esforços de alfabetização envidados por Paulo Freire. Este estudo enfoca essa questão ao problematizar a ação dos movimentos populares associadamente com a Comunidade Eclesial de Base (CEB) no município de Ituiutaba, Minas Gerais, em prol da difusão do conhecimento no período 1960-1980. A fim de verificar os resultados dessa ação, este estudo recorreu a relatos orais e textos impressos como fontes históricas. Os dados apontam uma atuação expressiva da CEB na educação informal de membros dos movimentos sociais. A ação desses grupos sociais, que não temeram punições da Igreja nem de governantes alinhados ao regime militar, suscitou a consciência crítica das pessoas quanto à divisão da renda, à luta de classes, à visão de que o sujeito constrói sua história e à luta contra ideologias que pregam o individualismo.

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Biografia do Autor

Armindo Quillici Neto, Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal

Graduação em Filosofia, Mestre em Filosofia e Doutor em Educação. Trabalha no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Betânia Oliveira Laterza, Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1983), foi a primeira discente do PROGRAMA DE P

Dulcinéia Gabriela Medeiros Santos, Universidade Federal de Uberlândia / Faculdades Integradas do Pontal

Pedagogia pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Docente do Ensino Fundamental da Rede de Ensino do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

29-07-2015

Como Citar

QUILLICI NETO, A.; LATERZA, B. O.; SANTOS, D. G. M. Ações educacionais e movimentos populares em Ituiutaba, Minas Gerais (1960-1980). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 19–37, 2015. DOI: 10.14393/rep-v14n12015-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27696. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais