A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa

Autores

  • Eduardo Oliveira Miranda Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Hellen Mabel Santana Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-rel03

Palavras-chave:

Geografia Escolar. Música. Narrativa (Auto)Biográfica.

Resumo

Este trabalho visualiza a música como fator determinante e determinado pela cultura na qual ela é elaborada e, nessa perspectiva, possui como objetivo principal relatar a experiência ocorrida em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Para trabalhar a temática urbanização com enfoque nos problemas socioambientais, foi desenvolvida uma metodologia que utilizou a música para compreender o mundo-vivido dos educandos, posto que a valorização da realidade permite investigar de que forma eles percebem e concebem o fazer geográfico. Trabalhou-se a música "Firme e forte" do grupo de pagode baiano Psirico, por ela representar, segundo os educandos, os problemas sociais explícitos em sua localidade, o município de Feira de Santana-BA. Portanto, esse relato de experiência está fundamentado em uma proposta que prioriza a narrativa (auto)biográfica que permite ao autor rememorar a sua experiência profissional. Com base nas discussões apresentadas, conclui-se que a produção musical tem a capacidade de influenciar e agregar sentimento de pertencimento a determinadas condições socioespaciais.

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Referências

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Publicado

29-07-2015

Como Citar

OLIVEIRA MIRANDA, E.; SANTANA SILVA, H. M. A linguagem musical na geografia escolar: o pagode baiano como recurso na prática educativa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 161–169, 2015. DOI: 10.14393/rep-v14n12015-rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27575. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência