O estudante do meio rural nas séries finais do ensino fundamental: olhares e revelações

Autores

  • Zenilton Ribeiro Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art08

Palavras-chave:

Estudante, Meio Rural, Desafios, Ensino, Políticas Educacionais.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e estudo
de caso realizado com estudantes residentes no meio
rural e matriculados nas escolas-núcleo no município
de Itapetinga, Bahia, para conclusão das séries finais
do ensino fundamental. Por meio de observações,
questionários e formulários, a pesquisa foi realizada
no final do ano de 2012 e início de 2013, com esses
alunos e seus pais no intuito de discutir a realidade no
que tange a horário e trajeto percorrido por eles até a
escola na cidade. Constatou-se que há uma segregação
do capital sociocultural do aluno do meio rural no bojo
do planejamento educacional para essa área, sendo
necessárias políticas públicas para atendimento do
estudante rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenilton Ribeiro Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagogo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela UFSCar. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.

Downloads

Publicado

05-01-2015

Como Citar

RIBEIRO ALMEIDA, Z.; GRACIA FERREIRA, L. O estudante do meio rural nas séries finais do ensino fundamental: olhares e revelações. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 109–123, 2015. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27459. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais