O estudante do meio rural nas séries finais do ensino fundamental: olhares e revelações

Autores

  • Zenilton Ribeiro Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art08

Palavras-chave:

Estudante, Meio Rural, Desafios, Ensino, Políticas Educacionais.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e estudo
de caso realizado com estudantes residentes no meio
rural e matriculados nas escolas-núcleo no município
de Itapetinga, Bahia, para conclusão das séries finais
do ensino fundamental. Por meio de observações,
questionários e formulários, a pesquisa foi realizada
no final do ano de 2012 e início de 2013, com esses
alunos e seus pais no intuito de discutir a realidade no
que tange a horário e trajeto percorrido por eles até a
escola na cidade. Constatou-se que há uma segregação
do capital sociocultural do aluno do meio rural no bojo
do planejamento educacional para essa área, sendo
necessárias políticas públicas para atendimento do
estudante rural.

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Biografia do Autor

Zenilton Ribeiro Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagogo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela UFSCar. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB.

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Publicado

05-01-2015

Como Citar

RIBEIRO ALMEIDA, Z.; GRACIA FERREIRA, L. O estudante do meio rural nas séries finais do ensino fundamental: olhares e revelações. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 109–123, 2015. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27459. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais