Trilhas fenomenológicas no Instituto Terra, Aimorés-MG: tecendo educação ambiental e educação popular pelo viés da transdisciplinaridade

Autores

  • Maria Aparecida Vianna Lodi Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-rel02

Palavras-chave:

Educação Popular, Cultura Popular

Resumo

A prática da educação ambiental é potencializadora de saberes e fazeres em diversos espaços de convivência. O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global tem como um dos princípios o pensamento crítico e inovador em qualquer tempo e lugar. Este texto tem como objetivo apresentar experiências de educação ambiental e educação popular vivenciada no Instituto Terra, localizado em Aimorés (MG), envolvendo a comunidade local da área visitada e integrantes da Roda Biocêntrica - Prainha - Vila Velha/ES. Pelo viés da transdisciplinaridade, destaca-se a importância da realização das trilhas fenomenológicas nessa Unidade de Conservação (UC), expressando uma educação ambiental aprendente, coletiva e transformadora, que envolve o cuidado consigo, com o outro e com o mundo.

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

VIANNA LODI, M. A. Trilhas fenomenológicas no Instituto Terra, Aimorés-MG: tecendo educação ambiental e educação popular pelo viés da transdisciplinaridade. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 198–211, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27089. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência