Implantação de experimentos ligados à ciência do solo em áreas de produtores rurais: um diálogo contínuo entre comunidade e universidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-rel01Palavras-chave:
Educação em Solos. Extensão Universitária. Pesquisa Participativa. Pesquisa Agronômica. Solos no Ensino Superior.Resumo
Nas Ciências Agrárias, uma grande quantidade de experimentos científicos é efetuada em laboratórios e casas de vegetação. Enquanto que os de campo, muitas vezes, são realizados nas dependências da universidade. A implantação de pesquisas em áreas de produtores rurais permitiria que, além da obtenção do seu resultado final, várias etapas de conhecimento fossem disponibilizadas aos produtores, tornando-se uma verdadeira unidade demonstrativa. Assim, por meio de um relato de experiência, é demonstrada a importância de se estabelecer a pesquisa participativa, ligada a área de ciência do solo, visando o intercâmbio entre o meio acadêmico e o meio rural, com o intuito de se consolidar ensino e extensão dentro da ação de pesquisa. Durante o período de 2006 a 2011, a UFRA campus de Parauapebas - PA desenvolveu projeto de pesquisa participativa na Área de proteção Ambiental do Igarapé Gelado. Como fruto de um trabalho participativo de pesquisa, foi estabelecida uma parceria de confiança da universidade (professores e estudantes) com o produtor, a partir da qual, diariamente, num processo contínuo de transformação de seu conhecimento, foram constatadas mudanças naDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.