Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias

Autores

  • Flávia Gabriella Franco Mariano Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art09

Palavras-chave:

Educação Popular, TIC, EaD

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão sobre a construção da educação dialógica a partir do contexto de propagação e apropriação de novas tecnologias de informação e comunicação nas relações cotidianas e educativas. Fundamentamos a importância da reflexão crítica sobre os processos de ensino-aprendizagem a distância, crescentes nas universidades brasileiras, e da identificação do afastamento do pensamento crítico no modelo global de educação formal hegemônico. Dialogamos com pesquisadores que discutem a educação popular e a utilização de tecnologias nos processos educacionais, sobretudo, na educação superior a distância. Ressaltamos a centralidade da contribuição da teoria e da prática de Paulo Freire (1979) sobre a função social da educação e a criação de condições para a formação de sujeitos críticos, ativos e reflexivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávia Gabriella Franco Mariano, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa Política, Cultura, Trabalho e Movimentos Sociais. Graduada em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Graduanda em Direito pela Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Downloads

Publicado

30-12-2014

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

FRANCO MARIANO, Flávia Gabriella. Desafios para uma educação dialógica em tempos de tecnologias. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 124–132, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26124. Acesso em: 20 jul. 2025.