COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE (CEBs) E A EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Luciane Ribeiro Dias Gonçalves FACIP/UFU
  • Dulcinéia Gabriela Medeiros Santos CAIC Aureliano Joaquim

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n12013-art05

Palavras-chave:

CEBs, movimentos sociais, formação docente.

Resumo

Este trabalho resulta das atividades desenvolvidas na disciplina Movimentos Sociais, do curso de pedagogia da FACIP-UFU. Estas atividades provocaram o encontro entre discente e os diversos movimentos sociais da cidade de Ituiutaba-MG. Neste trabalho, focaremos especialmente a Comunidade Eclesial de Base (CEBs), que surge através da Igreja Católica inicialmente no Chile depois chega até ao Brasil, e se reafirma em Ituiutaba na década de 1970. O nosso objetivo foi compreender até que ponto a atuação dos movimentos podem influenciar a formação docente. O trabalho foi desenvolvido na perspectiva de pesquisa historiográfica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com três participantes da referida comunidade, valorizando as fontes orais. Percebe-se que a CEBs muito contribuiu na formação da consciência crítica das pessoas, a ponto de as mesmas aderirem a instrumentos de luta e almejarem dias melhores para todos. Foram relevantes os debates sobre os movimentos populares para a nossa formação docente, pois foi possível adquirir conhecimentos sobre os mesmos que até então estavam silenciados. O acompanhamento das atividades desenvolvidas pela CEBs demonstrou a importância da luta pela cidadania e que esta luta passa pelo processo educacional feito de forma coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, FACIP/UFU

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP ( 2011) - UNICAMP, mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2004) e graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1987), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1997). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP / UFU no curso de Pedagogia. Desenvolve trabalhos relacionados à pesquisa e extensão ligados a implementação da Lei 10.639/03 e educação das relações étnico-raciais.Tem experiência na área de Educação como: Professora regente da Educação Infantil e séries iniciais ( trabalho com alfabetização e letramento); Diretora escolar ( escola pública municipal e particular); Professora univesitária com ênfase em Currículos específicos para níveis e tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, literatura infantil, jogos e brincadeiras, multiculturalismo, formação do educador, educação das relações étnico-raciais, implementação da Lei 10.639/03 e práticas educativas. Milita no movimento negro através da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares - FUMZUP e Curso Pré-vestibular para negros/as e carentes - PREVESTI.

Dulcinéia Gabriela Medeiros Santos, CAIC Aureliano Joaquim

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

27-06-2013

Como Citar

RIBEIRO DIAS GONÇALVES, L.; MEDEIROS SANTOS, D. G. COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE (CEBs) E A EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n12013-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20293. Acesso em: 15 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais