Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.

Autores

  • Mário da Silva Garrote Filho
  • Cecília Lomônaco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2011-20267

Resumo

Esta investigação é um estudo exploratório sobre alguns aspectos da dinâmica organizacional e de funcionamento de cursinhos alternativos da cidade de Uberlândia, MG, em que foram ouvidos 250 alunos e 25 professores de 10 escolas diferentes. Estes cursinhos vêm sendo comumente originados por iniciativa popular e realizam importantes ações sociais para a universalização do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística de pessoas de baixa renda, que constituem seu público-alvo. A dedicação dos professores, o ambiente cordial existente na sala de aula e a gratuidade do ensino foram os pontos positivos mais frequentes mencionados nos depoimentos dos alunos. Os aspectos negativos apontados relacionam-se à falta de infraestrutura e de recursos financeiros, decorrentes, principalmente, do fato destes cursinhos não contarem com apoio governamental, uma vez que não são reconhecidos pela Legislação Brasileira como modalidade de ensino. O estudo nos mostra que a busca pela justiça social, no que diz respeito às oportunidades de ensino para todos, está naturalmente florescendo em Uberlândia, com a criatividade e a simplicidade do trabalho voluntário.

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Publicado

14-10-2011

Como Citar

GARROTE FILHO, M. da S.; LOMÔNACO, C. Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 10, 2011. DOI: 10.14393/REP-2011-20267. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

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