Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2011-20267Resumo
Esta investigação é um estudo exploratório sobre alguns aspectos da dinâmica organizacional e de funcionamento de cursinhos alternativos da cidade de Uberlândia, MG, em que foram ouvidos 250 alunos e 25 professores de 10 escolas diferentes. Estes cursinhos vêm sendo comumente originados por iniciativa popular e realizam importantes ações sociais para a universalização do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística de pessoas de baixa renda, que constituem seu público-alvo. A dedicação dos professores, o ambiente cordial existente na sala de aula e a gratuidade do ensino foram os pontos positivos mais frequentes mencionados nos depoimentos dos alunos. Os aspectos negativos apontados relacionam-se à falta de infraestrutura e de recursos financeiros, decorrentes, principalmente, do fato destes cursinhos não contarem com apoio governamental, uma vez que não são reconhecidos pela Legislação Brasileira como modalidade de ensino. O estudo nos mostra que a busca pela justiça social, no que diz respeito às oportunidades de ensino para todos, está naturalmente florescendo em Uberlândia, com a criatividade e a simplicidade do trabalho voluntário.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Mário da Silva Garrote Filho, Cecília Lomônaco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.