Educação e cultura: diálogos entre um homem do campo e um cientista social
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2011-20184Palavras-chave:
Educação e culturaResumo
Por meio do olhar de um antropólogo que dialoga com um homem rural e aceitando o fato de que é fugidio o limite entre o dizer e o não-dizer, este artigo acolhe o risco de ser antes uma sugestão para se refletir acerca do que é a educação, do que uma demonstração científica de um ponto de vista. Partindo de unidades discursivas de algumas obras de Antropologia Social, de Educação Popular e de uma entrevista realizada durante uma pesquisa no interior mineiro, é apresentada a leitura de fragmentos correlacionados de linguagem-e-situação, em que se reflete o sentido do educar e do aprender para um cientista social e para um homem do campo brasileiro. Palavras-chave: Educação. Cultura. Linguagem-e-situação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Sueli Teresinha Abreu-Bernardes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.