Educação e cultura: diálogos entre um homem do campo e um cientista social

Autores

  • Sueli Teresinha Abreu-Bernardes Geraldo de Abreu e Amelia Santos Abreu

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2011-20184

Palavras-chave:

Educação e cultura

Resumo

Por meio do olhar de um antropólogo que dialoga com um homem rural e aceitando o fato de que é fugidio o limite entre o dizer e o não-dizer, este artigo acolhe o risco de ser antes uma sugestão para se refletir acerca do que é a educação, do que uma demonstração científica de um ponto de vista. Partindo de unidades discursivas de algumas obras de Antropologia Social, de Educação Popular e de uma entrevista realizada durante uma pesquisa no interior mineiro, é apresentada a leitura de fragmentos correlacionados de linguagem-e-situação, em que se reflete o sentido do educar e do aprender para um cientista social e para um homem do campo brasileiro. Palavras-chave: Educação. Cultura. Linguagem-e-situação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Teresinha Abreu-Bernardes, Geraldo de Abreu e Amelia Santos Abreu

Doutora em Educação, Mestre em Educação Brasileira e em Ciências e Valores Humanos; Professora titular e membro do Corpo Permanente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba; pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente.

Downloads

Publicado

14-10-2011

Como Citar

ABREU-BERNARDES, S. T. Educação e cultura: diálogos entre um homem do campo e um cientista social. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 10, 2011. DOI: 10.14393/REP-2011-20184. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20184. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais