Pesquisa fenomenológica-colaborativa com grupos interventivos de promoção de saúde mental para universitários

Autores/as

  • Shirley Macêdo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Luís Amorim Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Julio Cesar Nascimento Sol Posto Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

Saúde Mental, Universidades, Serviços de Saúde para Estudantes, Processos grupais

Resumen

Objetivou-se compreender experiências de universitários ingressantes e concluintes ao participarem de grupos interventivos de promoção de saúde mental. Pelo método fenomenológico da hermenêutica colaborativa, facilitaram-se dois grupos, cada um com quatro discentes de diferentes cursos de uma universidade pública, que ocorreram em oito encontros semanais. Utilizaram-se como instrumentos de coleta versões de sentido e prontuários. No grupo de ingressantes, os principais resultados foram: segurança e alívio diante das experiências de vida; reconhecimento de fragilidades. No grupo de concluintes: aprofundamento, questionamento e mudanças nas visões sobre as pressões sofridas; mudança nos modos de enfrentamento das dificuldades pessoais e acadêmicas; ressignificação do sofrimento e de como enfrentar o adoecimento psíquico; priorização de si mesmos para alcançar o futuro almejado; e estabelecimento de metas para o futuro pessoal/profissional a partir da ressignificação das trajetórias acadêmicas e de vida. Concluiu-se, principalmente, a necessidade de institucionalização de políticas públicas de cuidado integral ao estudante universitário.

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Biografía del autor/a

José Luís Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco

Julio Cesar Nascimento Sol Posto Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Macêdo, S., Amorim, J. L., & Oliveira, J. C. N. S. P. (2023). Pesquisa fenomenológica-colaborativa com grupos interventivos de promoção de saúde mental para universitários. Perspectivas Em Psicologia, 27(2), 1–27. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/69646

Número

Sección

Dossiê: Intervenções Grupais como recurso do cuidado em saúde