A Revista Perspectivas em Psicologia tem por finalidade publicar trabalhos originais na área de psicologia, que se encaixam em uma das categorias:

a) Artigos (15-25 páginas): relatos de pesquisas originais, baseadas em investigações científicas. Também serão aceitos, porém em número restrito, artigos teóricos com um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Psicologia, preferencialmente numa área de pesquisa para a qual o(a) autor(a) contribui.

b) Relatos de Experiência (10 a 25 páginas): relatos de caso, situação da prática profissional de interesse  para a atuação profissional discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia.

A Revista Perspectivas em Psicologia é semestral e publica trabalhos preferencialmente em português ou espanhol, podendo, a critério do Conselho Editorial, publicar trabalhos em inglês ou francês.

Não cobramos taxas de avaliação ou publicação

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais serão aceitos para avaliação desde que não tenham sido enviados para nenhum outro periódico e/ou publicados anteriormente em eventos ou outro periódico, preservando o caráter inédito do artigo, e que venham acompanhados de carta de encaminhamento, assinada por todos os autores do trabalho, solicitando publicação na Revista.

O processo editorial só terá início se os manuscritos encaminhados obedecerem às condições das Instruções. Caso contrário, serão devolvidos para adequação às normas, inclusão de carta ou outros documentos, antes mesmo de serem submetidos à pré-análise da Comissão Editorial e à posterior avaliação de mérito do trabalho pelos revisores.

A Revista Perspectivas em Psicologia utiliza o sistema de avaliação double blind peer-review. Tanto os avaliadores quanto os autores não têm acesso aos nomes uns dos outros. Todos os artigos da revista passam por apreciação de dois avaliadores. Caso haja empate, um terceiro avaliador analisa o trabalho. A escolha dos avaliadores, para cada artigo, leva em consideração a experiência desses profissionais em seus respectivos campos de atuação.

Para que todo o processo double blind peer-review ocorra de forma adequada, os autores devem submeter seus textos, em formato .doc, .docx ou .rtf, sem nenhuma identificação de autoria ou filiação, inclusive nos metadados do arquivo (propriedades do documento). No texto, nas figuras (assim como quadros e tabelas) e nas referências bibliográficas, solicitamos que todas as informações referentes ao nome e filiação do(s) autor(es) sejam retiradas (utilize apenas a palavra AUTOR). Não informar fontes de financiamento e não incluir possíveis agradecimentos.

A Revista verificará, por meio de uma ferramenta de detecção de plágio, plagius, todos os artigos submetidos antes de enviar para a revisão por pares.

A Revista Perspectivas em Psicologia publica semestralmente.

Periodicity

Perspectives in Psychology is a biannual journal.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Ao submeterem um artigo, os autores são detentores dos direitos autorais sobre ele e autorizam o seu livre uso pelos leitores. O conteúdo publicado poderá ser, lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.

Os autores retêm os direitos autorais, cedendo à Revista  Perspectivas em Psicologia apenas o direito de primeira publicação.

Open Access Policy

This journal provides immediate open access to its content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge.

When submitting an article, authors hold copyright on it and authorize its free use by readers. The published content can be read, downloaded, copied, distributed and printed. The authors retain the copyright, giving the Revista Perspectivas em Psicologia only the right of first publication.

Editores da Revista: Profa. Dra. Marciana Gonçalves Farinha

UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Reitor: Dr. Valder Steffen Júnior

Instituto de Psicologia

Diretora: Dra. Maristela Pereira

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Coordenadora: Dra. Heila Magali da Silva Veiga

Coordenadora: Dra. Anabela Almeida Santos e Costa Peretta

UFCAT - Universidade Federal de Catalão

Reitora: Profa. Dra. Roselma Luchese

Coordenador do Curso de Psicologia: Prof. Tiago Ribeiro Nunes

UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Reitor: Prof. Dr. Luiz Fernando Resende dos Santos

Instituto de Educação, Artes, Letras, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS

Diretor: Dr. Wagner da Silva Teixeira

Coordenador: Prof. Dr. Tiago Rodrigues Rocha

Histórico do periódico

Perspectivas em Psicologia, é uma Revista interinstitucional dos Cursos de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Catalão e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Journal History
Perspectives em Psicologia, is an Interinstitutional Journal of Psychology Courses of the Federal University of Uberlândia, Federal University of Catalão and Federal University of Triangulo Mineiro.