Anúncios

  • Dossiê: Clínica ampliada

    2022-05-18

                Nas últimas décadas, o Brasil e o mundo têm enfrentado inúmeras crises, aumentando o sofrimento dos indivíduos e exigindo metodologias preventivas, analíticas e terapêuticas que contemplem tais demandas. A causalidade multifatorial dessas crises exige pesquisa e reflexão não apenas com relação à gênese e ao fenômeno da crise em si, mas também com relação ao seu impacto sobre indivíduos, grupos, comunidades e a sociedade como um todo para proporcionar melhores respostas.

    Diferentes estratégias terapêuticas, dispositivos conceituais e de análise têm surgido para compreender e estruturar o campo denominado pela insígnia de clínica ampliada, ou clínica executada em setting não convencional, visando articular a escuta ao sofrimento humano aos fatores entrecruzados na produção das experiências nos cenários sociais. 

    Nesse contexto, a produção teórica de dispositivos conceituais de análise, a pesquisa de contextos sociais e de experiências interventivas, a identificação e análise de aspectos dos cenários sociais articulados às situações de crise e sofrimento têm se mostrado fundamentais para a construção de estratégias preventivas e propostas interventivas socialmente pertinentes, resolutivas e contextualizadas. Conceitos como territorialidade, vulnerabilidade, cartografia, discussões sobre perspectivas bioéticas, epistemológicas e psicopatológicas, experiências como o acompanhamento terapêutico, o trabalho em equipes multidisciplinares, plantões multiprofissionais, busca ativa e trabalhos em contextos de emergências, desastres e precariedade psicossocial são exemplos de contribuições importantes das últimas décadas. 

    Nessa direção, a Revista Perspectivas em Psicologia abre chamada para manuscritos que possam compor um Dossiê em 2022 com o tema Clínica Ampliada: intervenções e análises clínicas e fenomenológicas, aceitando manuscritos de relatos de pesquisa qualitativa, relatos de experiência, artigos teóricos, produções inter e transdisciplinares de áreas afins das ciências da saúde, humanas e sociais e políticas públicas.

    Convidamos, portanto, pesquisadores e profissionais de saúde a submeter, até o dia 23/10/2022 manuscrito relacionado a tema proposto, com, no máximo, cinco autores, respeitando as normas de edição da revista.

    Você pode acessar um modelo formatado aqui.

    As submissões poderão ser realizadas online através do endereço: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia

     

    Em caso de dificuldades técnicas, por favor, entre em contato conosco através do e-mail: perspectivasempsicologia@gmail.com 

    Por fim, solicitamos a divulgação desta mensagem, e agradecemos o apoio a este importante dossiê.

     

    Profª. Drª. Tatiana Benevides Magalhães Braga - Universidade Federal de Uberlândia

    Prof. Dr. Demetrius França - Instituto Federal de Brasília

    Prof. Dr. Luka Janes - Universidade de Zagreb

    Prof. Dr. Andrea Raballo - Universidade de Brescia 

    Dr. Luca Giorgini - Universidade de Torino

     

    Saiba mais sobre Dossiê: Clínica ampliada