Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em \\"Comentários ao editor\\".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível. Quando o artigo tem DOI ele é prioritário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto no lugar apropriado.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Título e complemento (quando houver) é necessário que seja escrito somente com a inicial e nomes próprios iniciando com letra maiúscula

Diretrizes para Autores

Preparação dos manuscritos

O manuscrito a ser submetido à revista Perspectivas em Psicologia não pode ter sido publicado em outro veículo de divulgação (revista, livro, etc.) e não pode ser simultaneamente submetido ou publicado em outro lugar.

O manuscrito deve vir no template da revista. Dentre as referências do manuscrito deve-se incluir pelo menos um (1) artigo da Revista Perspectivas em Psicologia dos últimos 5 anos. O manuscrito deve ter pelo menos 70% das referências dos últimos 5 anos.

Todas as submissões de manuscritos devem seguir as Normas de Publicação da APA: Publication Manual of the American Psychological Association (7ª edição da APA), no que diz respeito ao estilo de apresentação do manuscrito e aos aspectos éticos inerentes à realização de um trabalho científico.

Para o início do processo editorial, a cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando pertinente, deverá ser encaminhada juntamente com a submissão do manuscrito.

Como a revisão dos manuscritos é cega quanto à identidade dos autores, é responsabilidade destes a verificação de que não há elementos capazes de identificá-los em qualquer outra parte do manuscrito, inclusive nas propriedades do arquivo. O e-mail com os dados dos autores não será encaminhado aos consultores ad hoc.

 

Apresentação dos Manuscritos

Os manuscritos devem ser apresentados em formato doc e não exceder o número máximo de páginas (iniciando no Resumo como página 1) indicado para cada tipo de manuscrito (incluindo Resumo, Abstract, Figuras, Tabelas, Anexos e Referências, além do corpo do texto), que seriam:

Artigos (10-25 páginas): relatos de pesquisas originais, baseadas em investigações científicas. Também serão aceitos, porém em número restrito, artigos teóricos com um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Psicologia, preferencialmente numa área de pesquisa para a qual o(a) autor(a) contribui.

Relatos de Experiência (10 a 25 páginas): relatos de caso, situação da prática profissional de interesse  para a atuação profissional discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia.

 

Diretrizes Gerais

Aceitamos contribuições de até 6 autores. Todos precisam assinar assumindo a autoria do trabalho e autorizando a publicação.

Papel: Tamanho A4 (21 x 29,7cm). O manuscrito, sendo um artigo, ao todo não deve passar do número de páginas para cada tipo de manuscrito, desde o Resumo até as Referências, incluindo as Tabelas, Figuras e Anexos.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo Referências, Notas de Rodapé, Tabelas, etc.

Margens: 3,0 superior e 2,5 cm nos outros lados (inferior, esquerda e direita).

Espaçamento: espaço 1,5 ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, etc.

Alinhamento: justificado.

Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25cm.

Numeração das páginas: no canto direito inferior.

Cabeçalho de página: conforme template. 

Declaração de autorização para publicação e concessão de direitos autorais - Assinada por todos os autores e em pdf, informando a originalidade do manuscrito e responsabilidade de todos os autores. O modelo está disponível em: https://docs.google.com/document/d/114cEitAZEUzxULQmNNhDS5US0PxjbnfM/edit?usp=sharing&ouid=113010977742565624161&rtpof=true&sd=true

Página de rosto no template da revista com título, subtítulo e informações sobre os autores como aparecerão na publicação.

Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos.

Ordem dos elementos do manuscrito: Título (português e inglês). Resumo, palavras-chave e Abstract, Keywords, Corpo do Texto, Referências, Anexos, Notas de Rodapé, Tabelas e Figuras. Eles devem vir seguidos com 1 (um) espaço antes do subtítulo.

Elementos do manuscrito:

Folha de rosto sem identificação: título em português (máximo 15 palavras, maiúsculas e minúsculas, centralizado) e o título em inglês compatível com o título em português.

Resumos em português e inglês: Parágrafos com no máximo 120 palavras (artigos),  com o título Resumo escrito justificado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Ao fim do resumo, listar pelo menos três e no máximo cinco palavras-chave em português (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula), devem constar nos Descritores em Ciências da Saúde https://decs.bvsalud.org/. O resumo em inglês (Abstract), que deve ser fiel ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, a tradução deve preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical inglês. O Abstract deve ser seguido das keywords (versão em inglês das palavras-chave).

Corpo do Texto: deve-se iniciar após o abstratct. As subseções do corpo do texto não começam cada uma em uma nova página e seus títulos devem estar justificados, e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, Resultados, Método e Discussão, em artigos empíricos). Os subtítulos das subseções devem estar em negrito e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, os subtítulos da subseção Método: Participantes, ou Análise dos Dados).

As palavras Figura, Tabela, Anexo que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem. Elas devem vir no texto no lugar sugerido para elas.

Sublinhados, Itálicos e Negritos: Sublinhe palavras ou expressões que devam ser enfatizadas no texto impresso, por exemplo, "estrangeirismos", como self, locus, etc e palavras que deseje grifar. 

Dê sempre crédito aos autores e às datas de publicação de todos os estudos referidos. Todos os nomes de autores cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação. Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de Referências.

Exemplos de citações no corpo do manuscrito:

1) Artigo com dois autores: Cite os dois nomes sempre que o artigo for referido.

Ex: Rogers e Zappulla (2006) fizeram a análise...; ou: conforme análise realizada (Rogers & Zappulla, 2006).

Na seção referências, citar:

Rogers, L. M., & Zapulla, C. K. J. (2006). Título do artigo. Revista, 1(10), 100-101. Inserir o doi.

2) Artigo com três ou mais autores: Cite no texto apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "et al." e da data.

Ex: De acordo com Moraes et al. (2022) as divergências encontradas...; ou: ... foram encontradas divergências (Moraes et al., 2022).

* Na seção de Referências quando houver 21 ou mais autores, inclua os primeiros 19 nomes dos autores, insira reticências e, em seguida, adicione o nome do autor final.

Ex:

Autor, A. A., Autor, B. B., Autor, C. C., Autor, D. D., Autor, E. E., Autor, F. F., Autor, G. G., Autor, H. H., Autor, I. I., Autor, J. J., Autor, K. K., Autor, L. L., Autor, M. M., Autor, N. N., Autor, O. O., Autor, P. P., Autor, Q. Q., Autor, R. R., Autor, S. S., . . . Autor, Z. Z. (ANO). Título do artigo. Revista, 1(10), 100-101. Inserir o doi.

3) Citações de obras antigas e reeditadas:

De fato, Skinner (1963/1975) na explicação do comportamento...; ou: ...na explicação do comportamento (Skinner, 1963/1975).

Na seção referências, citar:

Skinner, B. F. (1975). Contingências de reforço. São Paulo: Abril Cultural. (Original publicado em 1963)

Importante:

* A revista não recomenda o uso de citações diretas no corpo do texto, citações de citações e notas de rodapé. Estas três formas devem ser evitadas sempre que possível.

- Citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no parágrafo do texto, entre aspas.

- Citações com mais de 40 palavras devem aparecer sem aspas em um parágrafo no formato de bloco, com recuo da margem esquerda em 1 cm.

- Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.

- A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhado e entre colchetes, logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (...). A inserção de material, tais como comentários ou observações devem ser feitos entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

Atenção: Não use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das normas da APA (7ª edição).

Referências:

Inicie após as Considerações finais ou conclusões a seção de Referências, com este título justificado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nesta seção. Use espaçamento entre linhas simples e não deixe um espaço extra entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da APA (veja alguns exemplos abaixo). Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (7ª edição) para verificar as normas. Ele pode ser consultado em: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references

Em casos de referência a múltiplos estudos do(a) mesmo(a)autor(a), utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

Exemplos de referências:

1) Artigo de revista científica:

Autor, A. A., & Autor, B. B. (ANO). Título do artigo. Revista, 1(10), 100-101. Inserir o doi.

* Na ausência do Doi inserir: Recuperado de: Inserir o endereço URL.

2) Livros:

Koller, S. H. (2004). Ecologia do desenvolvimento humano: Pesquisa e intervenção. Casa do Psicólogo.

3) Capítulo de livro:

Dell'Aglio, D. D., & Deretti, L. (2005). Estratégias de coping em situações de violência no desenvolvimento de crianças e adolescentes. In C. S. Hutz (Ed.), Violência e risco na infância e adolescência: pesquisa e intervenção (pp. 147-171). Casa do Psicólogo.

4) Obra antiga e reeditada em data posterior:

Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados. Artes Médicas. (Original publicado em 1979)

5) Autoria institucional:

Instituto Nacional do Câncer - INCA. (2022). Tratamento do câncer. Ministério da Saúde. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/tratamento

Anexos: Evite. Somente devem ser incluídos se contiverem informações consideradas indispensáveis, como testes não publicados ou descrição de equipamentos ou materiais complexos. Os Anexos devem ser apresentados cada um em uma nova página. Os Anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas (A, B, C, e assim por diante), se forem mais de um.

Notas de rodapé: Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e apresentadas após os Anexos. O título (Notas de Rodapé) aparece centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho. Recue a primeira linha de cada nota de rodapé em 1,25cm e numere-as conforme as respectivas indicações no texto.

Tabelas: Devem ser elaboradas em Word (.doc) ou Excel. No caso de apresentações gráficas de tabelas, use preferencialmente colunas, evitando outras formas de apresentação como pizza, etc. Nestas apresentações evite usar cores. A palavra Tabela é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à tabela e na mesma linha digite o título da tabela à esquerda, em negrito e sem ponto final, sendo a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento.

Figuras: Devem ser do tipo de arquivo JPG. Não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. A palavra Figura é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à figura, na mesma linha digite o título da figura à esquerda, em negrito e sem ponto final, sendo a primeira letra de cada palavra em maiúsculo.

As palavras Figura, Tabela e Anexo que aparecerem no texto devem, sempre, ser escritas com a primeira letra em maiúscula e devem vir acompanhadas do número (para Figuras e Tabelas) ou letra (para Anexos) respectivo ao qual se referem. A utilização de expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" não devem ser utilizadas, porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada. As normas da APA (7ª edição) não incluem a denominação de Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

Artigos

Política padrão de seção

Pulica Artigos (10-25 páginas): relatos de pesquisas originais, baseadas em investigações sistemáticas e completas. Também serão aceitos, porém em número restrito, artigos teóricos ou de revisão com análise crítica e oportuna de um corpo abrangente de investigação, relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento da Psicologia, preferencialmente numa área de pesquisa para a qual o(a) autor(a) contribui.

Resenhas

Política padrão de seção.

Publica Resenhas de (2-4 páginas): revisão crítica de obra recém publicada, orientando o(a) leitor(a) quanto as suas características e usos potenciais. Autores devem consultar a Editora Geral antes de submeter resenhas ao processo editorial.

Dossiê

Chamada – Dossiê Temático: Implicações da pandemia da COVID-19 para a atuação da Psicologia

Prezados/as

A pandemia da COVID-19 instaurada no ano de 2020 interferiu e tem interferido significativamente na saúde mental das pessoas em níveis individual e comunitário. No Brasil, as políticas públicas adotadas por municípios, estados e governo federal para a contenção da pandemia interferiram nas formas de oferta de cuidado em saúde, bem como nos aspectos sociais, econômicos e culturais da população. Inúmeros debates foram/são realizados em função das medidas adotadas para prevenção de novas infecções, bem como da vacinação de adultos, jovens e crianças. Essas medidas possuem impactos econômicos, sociais, emocionais e culturais que devem ser refletidos de maneira crítica. Assim, em um contexto ainda de trânsito pela pandemia, é oportuno discutir as implicações da pandemia para a atuação em Psicologia.

A partir de um olhar interseccional, mostra-se necessário debater e analisar de forma crítica e reflexiva de que forma o contexto sociopolítico e as ações governamentais podem ter interferido nas condições de saúde mental das pessoas e como a Psicologia tem atuado nesse cenário. Esse dossiê temático busca compreender como têm sido observadas e refletidas as vivências dos sujeitos no contexto de enfrentamento da pandemia.

Diante da situação e considerando a pertinência de colaborar com a produção do conhecimento na área, a Revista Perspectivas em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia abre chamada para artigos que possam compor este Dossiê temático. Convidamos, portanto, pesquisadores e profissionais da área a submeter, até o dia 02 de maio de 2022, manuscritos relacionados ao tema proposto, respeitando as normas de edição da revista. Poderão ser aceitos artigos de pesquisa, artigos teóricos e relatos de experiência desde que estejam rigorosamente fundamentados e dentro dos padrões exigidos e esperados de uma publicação científica, com atenção aos aspectos éticos no caso de pesquisas envolvendo seres humanos.



As submissões poderão ser realizadas on-line por meio do endereço: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/about/submissions,

Em caso de dificuldades técnicas, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail: rossatousp@usp.br ou perspectivasempsicologia@gmail.com

Por fim, solicitamos a divulgação desta mensagem e agradecemos o apoio a este importante dossiê.

Cordialmente,



Organizadores

Me. Lucas Rossato (USP)

Dr. Fabio Scorsolini-Comin (USP)

Dra. Marciana Gonçalves Farinha (UFU).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.