A imitação no processo de ensino e aprendizagem de arte
Palavras-chave:
Imitação, ensino e aprendizagem, artes visuaisResumo
Um novo paradigma sobre a imitação se apresenta à luz da abordagem histórico-cultural e, neste texto, buscamos desvelar a presença da imitação no processo de ensino e aprendizagem, abordando especificamente as configurações que a constituem e a definem no ensino de arte, em específico nas artes visuais, a partir de uma análise histórico-cultural da presença da imitação nas aulas de arte.As observações de aulas de artes do ensino fundamental e a análise de documentos permitiram-nos definir as configurações da imitação em eixos temáticos: a imitação no processo de aprendizagem; a imitação como conteúdo; a imitação como reprodução de modelos pedagógicos, culturais e estéticos; a imitação como purgação do grotesco; a imitação e a formação do eu. Essas configurações evidenciam a existência da unidade dialética entre imitação mecânica e a imitação intelectual, imitação e criação; e imitação no seu sentido estético.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.