Conteúdos pedagógicos em mídias sociais

aspectos e características do ensino de canto no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n1a2022-60722

Palavras-chave:

Educação Musical online, Pedagogia vocal, Análise de conte´údo pedagógico, YouTube

Resumo

Este artigo entrelaça a área da educação musical e da pedagogia vocal com práticas pedagógicas que acontecem nas mídias sociais. O YouTube é compreendido enquanto uma mídia social de consumo e compartilhamento de vídeos. Desta forma, este trabalho buscou analisar as características e aspectos pedagógicos dos vídeos mais visualizados no YouTube para o ensino de canto. A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa documental. Para compor o corpus, foram selecionados dez vídeos sobre o ensino de canto, com os maiores índices de visualização e oriundos de canais distintos. Em relação à análise dos vídeos investigados, notou-se o foco dos conteúdos em relação à técnica vocal, objetivando o aprimoramento da resistência e colocação vocal, sem estar necessariamente aplicadas à prática musical de repertórios. Também foi possível perceber que os conteúdos estão voltados para os elementos iniciais da prática do canto. Através deste trabalho, foi possível contribuir na compreensão dos conteúdos de vídeos publicados no YouTube, neste caso, os voltados ao ensino de canto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

MARQUES, G. de L. Conteúdos pedagógicos em mídias sociais: aspectos e características do ensino de canto no YouTube. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n1a2022-60722. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/60722. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos