Conteúdos pedagógicos em mídias sociais
aspectos e características do ensino de canto no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v18n1a2022-60722Palavras-chave:
Educação Musical online, Pedagogia vocal, Análise de conte´údo pedagógico, YouTubeResumo
Este artigo entrelaça a área da educação musical e da pedagogia vocal com práticas pedagógicas que acontecem nas mídias sociais. O YouTube é compreendido enquanto uma mídia social de consumo e compartilhamento de vídeos. Desta forma, este trabalho buscou analisar as características e aspectos pedagógicos dos vídeos mais visualizados no YouTube para o ensino de canto. A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa documental. Para compor o corpus, foram selecionados dez vídeos sobre o ensino de canto, com os maiores índices de visualização e oriundos de canais distintos. Em relação à análise dos vídeos investigados, notou-se o foco dos conteúdos em relação à técnica vocal, objetivando o aprimoramento da resistência e colocação vocal, sem estar necessariamente aplicadas à prática musical de repertórios. Também foi possível perceber que os conteúdos estão voltados para os elementos iniciais da prática do canto. Através deste trabalho, foi possível contribuir na compreensão dos conteúdos de vídeos publicados no YouTube, neste caso, os voltados ao ensino de canto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ouvirOUver
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.