7 Canções para canto e orquestra de Dinorá de Carvalho

obra em criação contínua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v16n1a2020-50399

Palavras-chave:

Dinorá de Carvalho, Canção Brasileira, Musicologia

Resumo

Este texto apresenta a investigação sobre a obra 7 Canções de Dinorá de Carvalho, obra inédita da compositora encontrada na Coleção Dinorá de Carvalho do CDMC/UNICAMP. O ciclo em questão não está presente no Catálogo de Obras da compositora (FERREIRA, 1977), o que nos leva a inferir que foi criado entre 1977 (ano da edição do catálogo) e 1980, ano do falecimento da compositora. Expomos a descrição do material manuscrito encontrado, a investigação sobre a autoria das cópias manuscritas, um breve histórico da obra, retificação de datas, assim como uma análise do conteúdo musical dos testemunhos modelos. Este trabalho tem como escopo os trabalhos de Maria Caraci Vela (1995), James Grier (1996), César Nardelli Cambraia (2005) e Carlos Alberto Figueiredo (2014). Como considerações finais, percebe-se esta obra como o resultado de um processo contínuo de criação e aponta a possibilidade de uma futura edição crítica e publicação desta e outras obras da compositora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Carvalho, UFU

Pós-doutor em Música pela UFMG em 2017, Pesquisador do CIDDIC/UNICAMP é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia na qual atua como professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Música. Como cantor lírico tem se apresentado em recitais, concertos e óperas no Brasil e no exterior, sempre se dedicando à divulgação do repertório da canção de câmara brasileira. Participou da criação das Normas para a pronúncia do Português Brasileiro no canto erudito em 2007, atuando ativamente na divulgação das mesmas. Como pesquisador se dedica às áreas de Musicologia Histórica Brasileira, pedagogia do Canto Lírico e Edição Crítica de canções de câmara brasileiras, com três livros publicados: Canções de Dinorá de Carvalho: Uma análise interpretativa, de 2002, A ópera Abul de Alberto Nepomuceno: patrimônio musical na Primeira República do Brasil, de 2016 e Canções de Dinorá de Carvalho para voz e piano, de 2017.

Tadeu Taffarello, UNICAMP

Breve currículo: TADEU MORAES TAFFARELLO iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí, com a profa. Josette Feres. Teve aulas de teoria musical com Cláudia de Queiroz, de trompete com Iramy Piola e Clóvis Beltrami e participou da Orquestra Oficina de Concerto. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal. Como pesquisador, atua desde 2016 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).

Publicado

2020-07-24

Como Citar

CARVALHO, F.; TAFARELLO, T. . 7 Canções para canto e orquestra de Dinorá de Carvalho: obra em criação contínua. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 262–277, 2020. DOI: 10.14393/OUV-v16n1a2020-50399. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/50399. Acesso em: 24 nov. 2024.