Des mythoï bibliques au « réel merveilleux » : acculturation, interactions, rejeux

Autores

  • Edwige Callios Universté de Nantes, France

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV22-v14n1a2018-6

Resumo

Au-delà de ce qu'ils nous révèlent sur l'artiste et sur la création, les « rejeux » créatifs auxquels donne lieu l'expérience haïtienne d'Alejo Carpentier apportent un éclairage particulier sur les dynamiques interactionnelles nées de l'acculturation des peuples opprimés et évangélisés d'Amérique Latine. S'ils nous renseignent sur la participation de l'espace anthropologique au processus créatif du « réel merveilleux », sur son intégration voire son « incorporation », ils nous dévoilent aussi les mécanismes sous-jacents de l'acculturation latino-américaine, des mécanismes propres à cette aire, et ce faisant sensiblement différents des mécanismes en jeu dans la colonisation anglo-saxonne. Création, acculturation, rejeux, « réel merveilleux », mythoï bibliques, corporéité. RESUMO O artigo é uma versão ampliada de uma conferência proferida pela autora em 2016, na Universidade de Bretagne-sud. Nele ela discute o que próprio artista-escritor cubano Alejo Carpentier qualifica de "mágico" e associa a um "real maravilhoso" em sua obra, como um projeto conforme um "imago mundi" (artístico, político e literário). Para desenvolver sua tese, a autora elegeu como objeto privilegiado de análise o romance "O reino deste mundo" (1949). A partir disso, defende a tese de que há uma espécie de "repetição" criativa que revela os mecanismos subjacentes da aculturação latino-americana - que se fazem sensivelmente diferentes dos mecanismos em jogo na colonização anglo-saxã . PALAVRAS-CHAVE Criação, aculturação, repetição, "maravilhoso real", mitologia bíblica, corporeidade.

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Biografia do Autor

Edwige Callios, Universté de Nantes, France

Artista plástica. Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984). Realizou Estágio de Doutorado na UFR Cinéma et Audiovisuel de lUniversité Paris III Sorbonne Nouvelle (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no Curso de Graduação em Artes Visuais e no Programa de Pós-graduação em Artes. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Artes/UFU (2010 -2012) e o Museu Universitário de Arte/UFU (2005-2008). Líder do Grupo de Pesquisa Poéticas da Imagem UFU/CNPq. Pesquisadora do Grupo Processos Híbridos na Arte Contemporânea da UFRGS. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) desde 2006. Editora responsável do periódico científico Revista ouvirouver desde 2014. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase nas Poéticas da Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, imagem numérica, imagem impressa, paisagem, poéticas urbanas.

Publicado

2018-07-19

Como Citar

CALLIOS, E. Des mythoï bibliques au « réel merveilleux » : acculturation, interactions, rejeux. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 82–93, 2018. DOI: 10.14393/OUV22-v14n1a2018-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/40063. Acesso em: 24 jul. 2024.