Antiarte e cinema de guerrilha

genealogias (po)éticas da Belair Filmes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v20n1a2024-68969

Palabras clave:

Belair Filmes, Cinema de guerrilha, Antiarte, Instituição cinematográfica

Resumen

A escolha por módulos alternativos de produção, distribuição e exibição de obras audiovisuais no Brasil parece ser uma necessidade histórica e cíclica, atendendo aos ditames do mercado, do público e das inconstâncias econômicas. O que se constata nessa terceira década do séc. XXI, em termos de produção audiovisual, é que a criatividade e a procura por novos modos de inserção da obra artística na seara pública têm uma herança pujante na ética criativa da Belair Filmes, produtora que teve existência efêmera nos primeiros meses de 1970. Este trabalho investigará a herança ético-criativa deixada pela Belair ao audiovisual independente contemporâneo, através de seus módulos predominantes de produção: antiarte e cinema de guerrilha.

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Biografía del autor/a

Sandro de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 1991), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2002) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2019) com pesquisa na área de atuação experimental no cinema. Professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), nas disciplinas de História e linguagens audiovisuais no curso de Cinema e Audiovisual. Desenvolve pesquisa sobre o ator experimental no cinema e audiovisual de ficção fora dos enquadres dos módulos clássicos de produção. É membro da ACCRA (Approches contemporaines de la création et de la réflexion artistiques), Laboratório de Pesquisa sobre Artes e Mídia da Universidade de Estrasburgo, França, do Grupo de Pesquisas CRIA (Centro de Realização e Investigação Audiovisual - UEG), sob a Coordenação do Prof. Dr. Rafael de Almeida T. Borges, do GEAs (Grupo de Estudos do Ator no Audiovisual - Unicamp), Coordenado pelo Prof. Dr. Pedro Maciel Guimarães Jr.

Publicado

2024-01-29

Cómo citar

DE OLIVEIRA, S. Antiarte e cinema de guerrilha: genealogias (po)éticas da Belair Filmes. ouvirOUver, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/OUV-v20n1a2024-68969. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/68969. Acesso em: 21 dic. 2024.