Dos sons dos povos originários ao repertório musical dos jovens: uma experiência musical na Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v20n1a2024-66190

Palabras clave:

Educação Musical, cotidiano

Resumen

Este relato aborda a experiência vivenciada no primeiro semestre de 2022 pelos autores deste trabalho com alunos de 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola privada da rede de Porto Alegre – RS, onde a partir de uma atividade interdisciplinar, foi construído um projeto através da leitura inicial do livro “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, de Ailton Krenak, sendo que na disciplina de Música os focos escolhidos envolveram os processos de criação que estão especificados no código (EF69AR23) dentro dos parâmetros estabelecidos pela BNCC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ianne Ely Godoi Vieira, Colégio João XXIII

Mestre em Educação pela UFRGS, orientada pela Dra. Maria Luiza Becker, na linha Aprendizagem e Ensino, com pesquisa e estudos vinculados à Aprendizagem Docente, a Tomada de Consciência e a Reflexão em Contextos de Desenvolvimento Profissional - Lesson Study. Pós-graduada em Supervisão e Orientação Educacional/UNIRITTER, em 2014 e em Psicopedagogia Clínica e Institucional/UNIRITTER, em 2005; graduada em Pedagogia Educação Infantil/PUCRS, em 2001 e com habilitação plena para o Magistério. Docente no Ensino Superior desde 2015, ministrando disciplinas, acompanhando estágios e orientação de artigos de finalização do curso de Pós-Graduação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional: tecendo a ação coletiva, na UniRitter. Experiência em escolas particulares com propostas diferenciadas dentro do cenário educacional brasileiro, realizando estudos nos últimos anos envolvendo especialmente Educação Integral, Inovação na Educação, Formação de Professores e Inclusão. Nesta trajetória destaca-se a experiência vivida em 2009, na Escola da Vila /SP. Atuação como Coordenadora Pedagógica de uma escola de vanguarda em Porto Alegre, implementando estudos sobre inovação na Educação, Educação Integral e Espaço e Tempo para transformação de práticas educativas. Estudos recentes sobre legislação brasileira e implementação do Novo Ensino Médio.

Publicado

2024-01-30

Cómo citar

COSTA SOARES, I.; ELY GODOI VIEIRA, I. Dos sons dos povos originários ao repertório musical dos jovens: uma experiência musical na Educação Básica. ouvirOUver, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/OUV-v20n1a2024-66190. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66190. Acesso em: 22 jul. 2024.