Dos sons dos povos originários ao repertório musical dos jovens: uma experiência musical na Educação Básica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v20n1a2024-66190

Keywords:

Educação Musical, cotidiano

Abstract

This report adresses the experience lived in the first semester of 2022 by the authors of this work with 8th grade elementary school students in a private school in Porto Alegre - RS, where from an interdisciplinary activity, a project was built through the initial reading of the book “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, by Ailton Krenak, being that in the Music discipline the chosen focuses envolved the creation processes that are contained in the code (EF69AR23) within the parameters established by the BNCC.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ianne Ely Godoi Vieira, Colégio João XXIII

Mestre em Educação pela UFRGS, orientada pela Dra. Maria Luiza Becker, na linha Aprendizagem e Ensino, com pesquisa e estudos vinculados à Aprendizagem Docente, a Tomada de Consciência e a Reflexão em Contextos de Desenvolvimento Profissional - Lesson Study. Pós-graduada em Supervisão e Orientação Educacional/UNIRITTER, em 2014 e em Psicopedagogia Clínica e Institucional/UNIRITTER, em 2005; graduada em Pedagogia Educação Infantil/PUCRS, em 2001 e com habilitação plena para o Magistério. Docente no Ensino Superior desde 2015, ministrando disciplinas, acompanhando estágios e orientação de artigos de finalização do curso de Pós-Graduação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional: tecendo a ação coletiva, na UniRitter. Experiência em escolas particulares com propostas diferenciadas dentro do cenário educacional brasileiro, realizando estudos nos últimos anos envolvendo especialmente Educação Integral, Inovação na Educação, Formação de Professores e Inclusão. Nesta trajetória destaca-se a experiência vivida em 2009, na Escola da Vila /SP. Atuação como Coordenadora Pedagógica de uma escola de vanguarda em Porto Alegre, implementando estudos sobre inovação na Educação, Educação Integral e Espaço e Tempo para transformação de práticas educativas. Estudos recentes sobre legislação brasileira e implementação do Novo Ensino Médio.

Published

2024-01-30

How to Cite

COSTA SOARES, I.; ELY GODOI VIEIRA, I. Dos sons dos povos originários ao repertório musical dos jovens: uma experiência musical na Educação Básica. ouvirOUver, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/OUV-v20n1a2024-66190. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66190. Acesso em: 22 jul. 2024.