“Caminhos entre o gesto e o sonoro”

relato de uma criação artística entre discentes da dança e da música, através do formato remoto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n1a2022-61068

Palabras clave:

videodança, criação interdisciplinar, gesto, som

Resumen

“Caminhos entre o gesto e o sonoro” foi uma videodança produzida em 2020 entre discentes do curso de dança e música do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (IARTE-UFU), através de recursos do Festival EntreArtes Digital (2020). O trabalhou foi construído a partir de uma perspectiva híbrida, em que os materiais sonoros e gestuais foram explorados por ambas as artistas e tiveram o mesmo grau de importância. Devido ao contexto da pandemia de COVID-19, o trabalho foi feito à distância, sem que as artistas tivessem qualquer contato presencial. Esse artigo busca discutir as questões relacionadas à produção artística ‘entrearte’ e a criação coletiva no formato remoto, através do relato do processo de criação da obra.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cecília de Ávila Resende, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia desde 2017. Formada pelo Curso de Formação Inicial e Continuada de Agente Cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Ituiutaba. Faz parte da Cia Jovem Uai Q Dança, onde se encontra desde 2014 estudando e produzindo trabalhos anuais com pensamento contemporâneo sobre dança. Atua como professora voluntária de dança para crianças no projeto social do Centro Espírita Cecília Arantes, e como estagiária nas aulas de técnicas contemporâneas de dança no studio Uai Q Dança.

Mariana Aparecida Mendes , Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Licenciatura em Música – Habilitação em Piano, pela Universidade Federal de Uberlândia e Bacharelanda em Música – Habilitação em Piano, pela mesma instituição. Pesquisadora CNPq do grupo de pesquisa “TeclaMinas” (UFSJ). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela FAPEMIG, entre 2019 e 2020. Seus interesses de pesquisa estão relacionados ao universo da música contemporânea, da pedagogia do piano e da interdisciplinaridade artística. Atua como pianista e instrumentista em contextos e formações diversas e é professora de piano e teclado do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém (Araguari-MG).

Publicado

2022-08-25

Cómo citar

RESENDE, C. de Ávila; APARECIDA MENDES , M. “Caminhos entre o gesto e o sonoro”: relato de uma criação artística entre discentes da dança e da música, através do formato remoto. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n1a2022-61068. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/61068. Acesso em: 27 jul. 2024.