O processo criativo com os anthotypes no documentário “Saberes da Terra”
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-61067Palabras clave:
Fotografia, documentário, anthotype, agroecologia, hibridação.Resumen
Este artigo investiga o fazer fotográfico através do processo histórico de fotografia do século XIX, chamado de anthotype, por meio do qual se entrecruzam, a fotografia digital e o vídeo, no documentário “Saberes da Terra”. O documentário, que tem como tema a agricultura agroecológica, faz parte da pesquisa de doutorado em Media Artes, na Universidade da Beira do Interior, em Portugal. A criação das imagens em anthotype, que fazem parte de “Saberes da Terra”, é realizada pelos alimentos dos agricultores agroecológicos entrevistados. Procura-se assim por meio deste estudo, ampliar os horizontes do fazer fotográfico, alcançando novas aberturas e dilatações a partir do encontro e da contaminação das imagens, ampliando o espaço de experimentações poéticas. Essas experiências vão ao encontro dos conceitos de fotografia expandida (Fernandes Junior, 2006) e de hibridação, de Couchot (1993). Assim, o artigo investiga a construção de um campo visual expandido híbrido, entre os pixels da captura digital, dilatado pela impressão artesanal do anthotype, atravessado pelas imagens em movimento do vídeo e, posteriormente, pelo documentário.
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