O processo criativo com os anthotypes no documentário “Saberes da Terra”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-61067

Palavras-chave:

Fotografia, documentário, anthotype, agroecologia, hibridação.

Resumo

Este artigo investiga o fazer fotográfico através do processo histórico de fotografia do século XIX, chamado de anthotype, por meio do qual se entrecruzam, a fotografia digital e o vídeo, no documentário “Saberes da Terra”. O documentário, que tem como tema a agricultura agroecológica, faz parte da pesquisa de doutorado em Media Artes, na Universidade da Beira do Interior, em Portugal. A criação das imagens em anthotype, que fazem parte de “Saberes da Terra”, é realizada pelos alimentos dos agricultores agroecológicos entrevistados. Procura-se assim por meio deste estudo, ampliar os horizontes do fazer fotográfico, alcançando novas aberturas e dilatações a partir do encontro e da contaminação das imagens, ampliando o espaço de experimentações poéticas. Essas experiências vão ao encontro dos conceitos de fotografia expandida (Fernandes Junior, 2006) e de hibridação, de Couchot (1993). Assim, o artigo investiga a construção de um campo visual expandido híbrido, entre os pixels da captura digital, dilatado pela impressão artesanal do anthotype, atravessado pelas imagens em movimento do vídeo e, posteriormente, pelo documentário.

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Publicado

2022-01-19

Como Citar

PINHEIRO, D. O processo criativo com os anthotypes no documentário “Saberes da Terra”. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 219–231, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-61067. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/61067. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Processos de criação entre artes: experiências em arte e educação