Estágio Curricular Supervisionado em Artes Visuais

Uma experiência de ensino durante a pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n2a2022-61060

Palabras clave:

Ensino das Artes Visuais, Pandemia, Estágio Curricular Supervisionado, Experiência, Distanciamento

Resumen

O presente texto manifesta pensamentos e considerações acerca de uma experiência de estágio em Artes Visuais no cenário de distanciamento social em virtude da COVID-19. Abordando reflexões acarretadas pela atual situação e propondo caminhos possíveis, algumas questões são levantadas em relação as mudanças inesperadas e aos contextos da atuação. Aprofundando sobre a experiência (LARROSA, 2015) e compreensão da prática docente no sentido de mediações (MARTINS, et al, 2010; UTUARI, 2018), a articulação teórica permitiu expressar pontos que envolvem as aulas de Artes Visuais e demonstram importância no caminho do ensino e aprendizagem. Comprometendo-se a explorar o principal exercício da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, o artigo compartilha o processo de elaboração do plano de ensino, das atuações e percepções da sala de aula em espaço virtual, tecendo observações posteriores às atuações. A reflexão sobre a prática encontra um momento fundamental na perspectiva docente para o professor em formação, pois investiga e demonstra os sentidos dos encontros, escolhas e movimentos que permeiam o estágio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vitoria Martins da Silva, Universidad Nacional de La Plata - UNLP

Mestranda (2021) em Estética y Teoria de las Artes na Facultad de Artes da Universidad Nacional de La Plata (FDA-UNLP). Graduada (2017-2021) em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC).

Tharciana Goulart da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutoranda em Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC), mestra em Artes Visuais na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais do PPGAV/UDESC (2017) e graduada no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UDESC (2015). Atua como professora colaboradora no Centro de Artes da UDESC, no curso de Licenciatura em Artes Visuais, e realiza pesquisas sobre Processos Fotográficos Históricos, coleções de professores artistas e o Ensino das Artes Visuais.

Publicado

2022-12-26

Cómo citar

MARTINS DA SILVA, V.; GOULART DA SILVA, T. Estágio Curricular Supervisionado em Artes Visuais: Uma experiência de ensino durante a pandemia. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 379–398, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n2a2022-61060. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/61060. Acesso em: 26 nov. 2024.