Proximidades e distâncias entre Bosse, Vernet e Meirelles

novos olhares às representações de trajes de diferentes tempos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-50268

Palabras clave:

Estudo Comparativo, trajes, Abraham Bosse, Carle Vernet, Victor Meirelles

Resumen

Fruto de pesquisa mais densa e ampla, o presente artigo dedica-se a apresentar a metodologia utilizada para realização de estudo comparativo dos estudos de trajes desenvolvidos por Abraham Bosse, Carle Vernet e Victor Meirelles de Lima que, a despeito de serem artistas de três períodos históricos distintos, têm em comum a dedicação ao registro de costumes vestimentares de suas épocas. A metodologia consistiu na busca e catalogação de obras especificas que, posteriormente, foram quantificadas e analisadas de maneira a tornar possível comparação entre esses conjuntos de imagens. A relevância do estudo se coloca em dois caminhos, primeiramente, na valorização das ditas obras menores de artistas consagrados, mediante problemática e metodologias adequadas de investigação e, em segundo plano, por orientar pesquisas futuras de temáticas semelhantes pela exposição minuciosa da metodologia desenvolvida. Por outro lado, a pesquisa contextualiza as produções dessa ordem à instalação de uma sociedade moderna, afeita às temporalidades efêmeras, ao gosto pela aparência e ao valor da novidade, argumentação poucas vezes cogitada em bibliografias do campo artístico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mara Sant'Anna, UDESC

possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2003), Pós- Doutoramento na Universidade de Strasbourg (2011), e Pós-Doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPGAV. É líder do grupo de pesquisa "Moda, Artes, Ensino e Sociedade" e coordenadora de atividades de Extensão. É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da mesma instituição. Também é professora associada da Equipe d'Acueil 3400 "ARCHE", filiada à Universidade de Strasbourg (FR). Concentra suas pesquisas na área de História da Cultura e da Moda e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: aparência, moda, estudos da imagem relacionados ao consumo e ao ensino, a formação em artes e design. Expertises em Victor Meirelles e sua coleção "Estudo de Trajes Italianos".

Natália Régis, UDESC

Natália Régis é graduanda no Bacharelado em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PROBIC no Laboratório Moda, Arte, Ensino e Sociedade.

Publicado

2022-01-19

Cómo citar

SANT’ANNA, M.; RÉGIS, N. Proximidades e distâncias entre Bosse, Vernet e Meirelles: novos olhares às representações de trajes de diferentes tempos. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 441–461, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-50268. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/50268. Acesso em: 26 nov. 2024.