Breve reflexão sobre um processo de aprendizagem na Prática de Ensino e no Estágio Supervisionado. O teatro em foco

Autores/as

  • Vilma Campos dos Santos Leite

Palabras clave:

Aprendizagem em teatro. Jogo teatral. Protocolo.

Resumen

Este texto é uma reflexão sobre os encontros periódicos com dois grupos de graduandos das disciplinas Prática de Ensino II e IV no segundo semestre de 2005 do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Tais momentos antecedem e se sucedem à regência dos estagiários em escolas e comunidade. Os protocolos são textos escritos pelos próprios estagiários a partir dos encontros e são aqui utilizados alguns fragmentos dessa produção para a percepção do quanto o margeamento do processo por meio de procedimentos de trabalhos, como textos, jogos teatrais e relatos de vida/estágios puderam contribuir na busca e na construção do papel de professor de teatro. Há uma necessidade de formular procedimentos a partir do contexto concreto, pois, apesar do risco inicial de um imitar desapropriado de cada aprendiz-estagiário, há uma prevenção de atitudes licenciosas, que assim como nas outras áreas, são tão perniciosas quanto a postura autoritária. A estampagem nas concepções educativas de Paulo Freire permite um entrelaçar contínuo entre a pedagogia e a estética. Nesse processo, a utilização de textos de natureza fictícia para a analogia expandiu a tecitura. O diálogo entre textos com os jogos e relatos de vida e de estágio numa perspectiva bakhtiniana é um estudo ainda incipiente que destaca o processo iniciatório presente em uma Prática de Ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vilma Campos dos Santos Leite

Professora assistente do curso de Teatro do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP.

Cómo citar

LEITE, V. C. dos S. Breve reflexão sobre um processo de aprendizagem na Prática de Ensino e no Estágio Supervisionado. O teatro em foco. ouvirOUver, [S. l.], v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/228. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos