Breve reflexão sobre um processo de aprendizagem na Prática de Ensino e no Estágio Supervisionado. O teatro em foco
Keywords:
Aprendizagem em teatro. Jogo teatral. Protocolo.Abstract
Este texto é uma reflexão sobre os encontros periódicos com dois grupos de graduandos das disciplinas Prática de Ensino II e IV no segundo semestre de 2005 do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Tais momentos antecedem e se sucedem à regência dos estagiários em escolas e comunidade. Os protocolos são textos escritos pelos próprios estagiários a partir dos encontros e são aqui utilizados alguns fragmentos dessa produção para a percepção do quanto o margeamento do processo por meio de procedimentos de trabalhos, como textos, jogos teatrais e relatos de vida/estágios puderam contribuir na busca e na construção do papel de professor de teatro. Há uma necessidade de formular procedimentos a partir do contexto concreto, pois, apesar do risco inicial de um imitar desapropriado de cada aprendiz-estagiário, há uma prevenção de atitudes licenciosas, que assim como nas outras áreas, são tão perniciosas quanto a postura autoritária. A estampagem nas concepções educativas de Paulo Freire permite um entrelaçar contínuo entre a pedagogia e a estética. Nesse processo, a utilização de textos de natureza fictícia para a analogia expandiu a tecitura. O diálogo entre textos com os jogos e relatos de vida e de estágio numa perspectiva bakhtiniana é um estudo ainda incipiente que destaca o processo iniciatório presente em uma Prática de Ensino.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.