Overtone Singing: a surpreendente habilidade de perceber e emitir vocalmente uma série harmônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV23-v14n2a2018-15

Palavras-chave:

Voz, fonoaudiologia, Overtone Singing, cauda harmônica, canto

Resumo

O presente artigo objetivou compreender o conjunto de técnicas de canto mais popularmente conhecidas no Ocidente como "Overtone Singing", onde um único vocalista parece ser capaz de emitir dois ou mais sons distintos e simultâneos. Através de uma perspectiva etnomusical, fisiológica e acústica, busca-se entender as origens desse fenômeno artístico, bem como o funcionamento da máquina humana no que tange a sua produção. Assim, unem-se ciência e arte pela compreensão holística dos processos imbuídos nessa manifestação cultural tão singular. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema nas bases de dados SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) através de onze descritores a ele relacionados, além da utilização de conteúdo audiovisual presente no YouTube. Concluiu-se tratar-se de uma manifestação artística que consiste em uma única emissão vocal, em que o vocalista sustenta uma nota fundamental e amplifica, através da ressonância do trato vocal, um harmônico de sua escolha. Fica claro, também, pela escassez de trabalhos, que o tema é, ainda, muito pouco pesquisado.

Biografia do Autor

  • Geovani Bordiano, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Fonoaudiólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lidia Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2011); Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2007); Especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2004); Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; Professora visitante do curso de Direção Teatral - UFRJ para ministrar a disciplina Dicção e Interpretação Oral; Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e em Fonoaudiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (2000). Atua em clínica da voz, oralização de surdos, preparação vocal de atores, aperfeiçoamento de sotaque para estrangeiros, estética vocal e alterações gerais da voz e da fala.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Overtone Singing: a surpreendente habilidade de perceber e emitir vocalmente uma série harmônica. ouvirOUver, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 466–480, 2018. DOI: 10.14393/OUV23-v14n2a2018-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/41480. Acesso em: 8 dez. 2025.