Narratives of a world in ruins:

connections between science, art and education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-61079

Keywords:

Affections, discipline, landscape, Anthropocene, dream

Abstract

Amid the covid-19 pandemic, we look around and realize a world in ruins, crumbling incessantly. From the meetings provided by the discipline XXX of XXX University Postgraduate Education Program, we produced narratives that have been interwoven in this text. Between chaos and exhaustion of possibilities, we get in motion to create links between science, art and education. To give free rein to the affections which required passages from our bodies, by discussing with authors such as Ailton Krenak, Anna Tsing, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Donna Haraway and Pereira and collaborators to think of the Anthropocene, searching for ways out and, when we don’t find them, we create escapements and other paths.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU). Mestre e Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Graduando em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e pós-graduando em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro  (UFTM). Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU); e do GPECS - Gênero, corpo, sexualidade e educação (UFU). Bolsista CAPES. E-mail: tiagoamaralsales@gmail.com

Maria Carolina Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista CAPES. Integrante do projeto "CIÊNCIA NA ESCOLA E NO MUSEU: as obras de arte contemporânea como base para a argumentação e construção de conhecimentos", vinculado ao PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - Ensino de Ciências na Educação Básica (MCTIC e CNPq).  Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). E-mail: maria.alves.carolina@gmail.com

Keyme Gomes Lourenço, Universidade Federal de Uberlândia

Fiz Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, com especialização em Artes e Educação. Curso Mestrado em Educação e Graduação em Direito, também na Universidade Federal de Uberlândia. Integro o UIVO – Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). Bolsista CAPES. Trabalho como curador na Mostra Audiovisual de Cambuquira e sou fundador e coordenador da Mostra Audiovisual [Em]Curtas e também do Projeto Apropria Umuarama. E-mail: keymelourenco@gmail.com

Roberta Paixão Lelis da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Metropolitana do Vale do Aço e Licenciada em Ciência Biológicas pela UFU. Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). Bolsista CAPES. E-mail: robspaixao1994@gmail.com

Nicole Cristina Machado Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). Bolsista CAPES. E-mail nicolecristinam@gmail.com

Lúcia de Fátima Dinelli Estevinho, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora no Instituto de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). E-mail: lestevinho@gmail.com.

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Ciências Biológicas com Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). E-mail: danielafranco@ufu.br

Published

2022-01-19 — Updated on 2022-01-20

How to Cite

AMARAL SALES, T.; ALVES, M. C.; GOMES LOURENÇO, K.; PAIXÃO LELIS DA SILVA, R.; MACHADO BORGES, N. C.; DINELLI ESTEVINHO, L. de F.; FRANCO CARVALHO, D. Narratives of a world in ruins:: connections between science, art and education. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 232–256, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-61079. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/61079. Acesso em: 26 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Processos de criação entre artes: experiências em arte e educação