Processos de inclusão de crianças e jovens com e sem deficiência em práticas artísticas.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-60934

Keywords:

Práticas artísticas, inclusão, crianças e jovens com deficiência.

Abstract

This article is the result of a research project developed in 2019 entitled “Artistic and musical practices with children and young people with disabilities: Inclusion or interaction? ”In Ituiutaba-MG. The objective was to identify whether artistic practices provide an interaction between children and young people with and without disabilities, with regard to the processes of inclusion, school of basic education and APAE, in addition to recognizing the educational processes selected for the development of the participants. The methodological strategy occurs from the meetings with the project participants with subsequent nomothetic analysis that enabled the collection of data for this article. We adopted as a reference the pedagogical principles of Paulo Freire (2005), in addition to the concepts of human development by Vygotsky (1998, 1999, 2000) and Papalia and Feldman (2013). We hope that this work will allow reflections on the realization of artistic practices, giving greater visibility to the inclusion processes resulting from these practices, in order to contribute to inclusive education in Brazil, in addition to being an integral part of the training of undergraduate students.

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Author Biographies

Sabrina Lins Batista , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia na Universidade do Estado de Minas Gerais unidade Ituiutaba-MG; Concluinte do intercâmbio sociocultural Londres-Paris (2014); Certificada pelas 60 horas intensivas de inglês pela Life intercâmbios e Stanborough School (2014) Certificada por completar 15 horas por semana de inglês no colégio Ovingdean Hall-Brighton, England, UK Concluinte do curso de Teatro Amador módulo 1 (2012); Voluntária na 7º Corrida da saúde e inclusão social da Apae de Ituiutaba (2018) Pesquisadora Bolsista PAPq UEMG 2019 com o Projeto:PRÁTICAS ARTÍSTICAS E MUSICAIS COM CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA: INCLUSÃO OU INTERAÇÃO?

Denise Andrade de Freitas Martins, Universidade do Estado de Minas Gerais

Residência Pós-doutoral em Música na Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, eixo Educação Musical (2015), Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), Moçambique (2013), como Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Mestre em Educação Musical, Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro-Centro Universitário (2000). Licenciatura Plena, em Música-Piano pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (1985); Licenciatura Curta, em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (1982); Bacharel em Piano pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (1986); Licenciatura em Pedagogia (UNIUBE/MG, 2016). Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, unidade Ituiutaba (2005-2019). Realiza atividades de extensão e pesquisa em parceria com o Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zóccoli de Andrade". Coordenadora dos projetos de extensão: Projeto Escrevendo o Futuro: (Re) cortando papéis, criando painéis e Música na APAE (Associação de Pais e amigos dos Excepcionais). Coordenadora do Concurso de Piano "Prof. Abrão Calil Neto", que divulga a música brasileira desde 1994. Idealizadora do CD Piano contemporâneo brasileiro em Ituiutaba. Pesquisadora na linha de práticas sociais e processos educativos em atividades artísticas e musicais com estudantes de escolas públicas (sem deficiência) e estudantes da APAE (com deficiência). Experiência e atuação principalmente na área de educação, música, arte e cultura. Coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de estudos interdisciplinares em Arte, Educação e Psicologia (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7528302562664394)

Published

2022-01-19

How to Cite

LINS BATISTA , S. .; ANDRADE DE FREITAS MARTINS, D.; SILVA ROCHA, P. . Processos de inclusão de crianças e jovens com e sem deficiência em práticas artísticas. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 321–330, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-60934. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/60934. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Processos de criação entre artes: experiências em arte e educação