Teatro, tecnologias e educação em perceptos e afectos inovadores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-60789

Keywords:

educação, arte, teatro, performance, tecnolgias

Abstract

This article goes through some reflections at the epistemological and empirical level on theater, while seeking to better understand how the concepts related to theater would be taking place in this fundamental territory of Art in interfaces with technologies that create new percepts and affects in contemporary art in dialogue with education. Intercepting the pandemic scenario, which started in 2020, the urgency of further reflections on the creation and practice of new languages is added. This is because, among other devices provided by the most recent uses of new technologies, social networks, classes and online events also became an integral part of theater and education, designed in the context of non-face-to-face interactions during the pandemic period. Gilles Deleuze and Antonin Artaud lead us as referential thinkers, as we understand both as educators, in the sense that they have made a school about philosophical and artistic creation focused on Difference and Life. Add, still, the fact that in the new pandemic scenario, read semiotically, the body and the mask have suffered de (re) territorialization, if seen in the light of the Deleuzian concepts of “faciality” and “body without organs”, this last one inspired by Artaud.

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Author Biography

Márcia Fusaro, Universidade Nove de Julho

Pós-Doutoramento em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com pesquisa sobre educação, teatro e novas tecnologias na contemporaneidade; Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP - Título da tese: O instante (in)capturável: tempo-memória e cinema; Mestre em História da Ciência pela PUC-SP - Título da dissertação: Ciência e Literatura: um possível diálogo sobre Clarice Lispector e o (seu) tempo; Especialista em Língua, Literatura e Semiótica; Bacharel em Letras-Tradutor e Intérprete, com licenciatura plena em língua portuguesa e inglesa. Coordenou por dez anos, inicialmente, o curso de Tradutor e Intérprete e, posteriormente, o curso de Letras da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Vinculada a essa instituição desde 2001, atualmente é professora e pesquisadora da Graduação e da Pós-Graduação Scricto Sensu em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE). Líder de Pesquisa do Grupo Artes Tecnológicas Aplicadas à Educação (CNPq - UNINOVE). Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Performatividades e Pedagogias (CNPq/UNESP); TransObjeto (CNPq/TIDD-PUCSP - 2015-2020); Palavra e Imagem em Pensamento (CNPq/COS-PUCSP). Membro do quadro de pesquisadores do CICTSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade), da Universidade de Lisboa (2009-2018), e do quadro de pesquisadores do grupo Língua, Literatura e Ensino, do Scricto Sensu em Educação da UNINOVE, pertencente ao projeto RIAIPE III (Rede Ibero-Americana de Investigação em Políticas Educativas), finalizado em 2013. Membro da Linha de Pesquisa e de Intervenção Metodológica da Aprendizagem e Práticas de Ensino (LIMAPE) do PROGEPE (Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho - UNINOVE). Membro do Comitê de Pesquisa (2012-2013) e do Comitê de Extensão (2011-2013) da UNINOVE. Membro de Conselho Editorial (Tesseractum Editorial; Editora COD3S). Editora da Revista Dialogia (2016-2019), vinculada ao Programa Scricto Sensu em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE), da Universidade Nove de Julho. Pesquisadora das interfaces epistemológicas entre Educação, Arte, Comunicação e Ciência.

Published

2022-01-19

How to Cite

FUSARO, M. Teatro, tecnologias e educação em perceptos e afectos inovadores. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 257–268, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-60789. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/60789. Acesso em: 26 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Processos de criação entre artes: experiências em arte e educação