Ilações artísticas tecidas por uma artista-docente

Authors

  • Patrícia Chavarelli Vilela da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV14-v10n2a2014-7

Keywords:

Dança, residência artística, artista-docente.

Abstract

Neste artigo trago, primeiramente, reflexões a respeito de como, ao longo do tempo, os artistas-docentes atuam como intérpretes, intérprete-criadores, criadores, professores, entre outras atribuições assumidas no decorrer da carreira. Na sequência faço o relato de uma experiência criativa vivenciada por seis artistas-docentes, professores de quatro universidades diferentes, que participaram do evento: O Artista-Docente no Ensino Superior: Discursos e Práticas. Esse evento suscitou diálogo e troca de experiências importantes aos participantes e gerou também material criativo transformado em trabalho cênico. ABSTRACT In this article I bring, firstly, reflections about how, over time, the teachers-artists act as interpre¬ters, interpreter-creators, creators, teachers, among other duties assumed during the course of their careers. Secondly, I report a creative experience lived by six artists-teachers, linked to four different universities, who participated of the event: O Artista-Docente no Ensino Superior: Discursos e Práticas. This event raised important dialogues and exchanges experiences to the participants and also generated creative material that was turned into a scenic work. KEYWORDS Dance, artist residency, artist-teacher.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patrícia Chavarelli Vilela da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Docente na Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre pela Universidad Internacional Tres Fronteras/PY. Membro do grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpo-espaço e Territorialidade/Conectivo Nozes; dos grupos de estudos: Corpo e expressividade, Procedimentos pedagógicos em/na dança.

Published

2015-10-29

How to Cite

SILVA, P. C. V. da. Ilações artísticas tecidas por uma artista-docente. ouvirOUver, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 268–276, 2015. DOI: 10.14393/OUV14-v10n2a2014-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32053. Acesso em: 21 nov. 2024.