Práticas musicais de alunos em espaços/tempos livres em um conservatório de música
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66192Palavras-chave:
ação músico-pedagógicaResumo
O objetivo geral deste artigo é compreender como as práticas musicais se constituíam fora da aula de música nos espaços/tempos do conservatório de música. Os espaços/tempos considerados livres eram aqueles em que os alunos realizavam suas práticas fora da aula de música, como o recreio, horários vagos, horários de entrada e saída de alunos, pátio, corredores, entre outros. O método adotado foi o estudo de caso, os procedimentos de coleta de dados foram a observação e a entrevista. Esta pesquisa está fundamentada na ideia da música como prática social (SOUZA, 2004), nos princípios teóricos das teorias do cotidiano (SOUZA, 2000; PAIS, 2003), sendo que as categorias de tempo e espaço tiveram como base Bollnow (2008), Tuan (2003) e Bourdieu (1997). Os resultados apontam que os alunos se organizam de diferentes formas para realizarem essas práticas musicais, de formas previstas e não previstas, individuais e/ou compartilhadas e subsidiadas pela execução e escuta musical. As práticas musicais realizadas nos espaços/tempos livres da aula de música são ações importantes no contexto dessa escola, contribuindo para o entendimento dos processos de ensino/aprendizagem musical nesse conservatório.
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