Práticas musicais de alunos em espaços/tempos livres em um conservatório de música

Autores

  • Lilia Neves Goncalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Livia Roberta Oliveira Conservatório Estadual de Musica "Dr. José Zoccolli de Andrade" https://orcid.org/0000-0003-2531-9854

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66192

Palavras-chave:

ação músico-pedagógica

Resumo

O objetivo geral deste artigo é compreender como as práticas musicais se constituíam fora da aula de música nos espaços/tempos do conservatório de música. Os espaços/tempos considerados livres eram aqueles em que os alunos realizavam suas práticas fora da aula de música, como o recreio, horários vagos, horários de entrada e saída de alunos, pátio, corredores, entre outros. O método adotado foi o estudo de caso, os procedimentos de coleta de dados foram a observação e a entrevista. Esta pesquisa está fundamentada na ideia da música como prática social (SOUZA, 2004), nos princípios teóricos das teorias do cotidiano (SOUZA, 2000; PAIS, 2003), sendo que as categorias de tempo e espaço tiveram como base Bollnow (2008), Tuan (2003) e Bourdieu (1997). Os resultados apontam que os alunos se organizam de diferentes formas para realizarem essas práticas musicais, de formas previstas e não previstas, individuais e/ou compartilhadas e subsidiadas pela execução e escuta musical. As práticas musicais realizadas nos espaços/tempos livres da aula de música são ações importantes no contexto dessa escola, contribuindo para o entendimento dos processos de ensino/aprendizagem musical nesse conservatório.

Biografia do Autor

  • Lilia Neves Goncalves, Universidade Federal de Uberlândia

    Cursou Graduação em Música na Universidade Federal de Uberlândia, e Mestrado e Doutorado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Livia Roberta Oliveira, Conservatório Estadual de Musica "Dr. José Zoccolli de Andrade"

    Docente e supervisora no Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade (Ituiutaba), Mestra em Artes (Música) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão Escolar, Especialista em Linguística Aplicada. Licenciada em Letras, Licenciada em Educação Artística-Habilitação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Participa do grupo de pesquisa Música, Educação, Cotidiano e Sociabilidade (MUSEDUC) liderado pela profa. Dra. Lilia Neves Gonçalves. Ituiutaba, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas

Como Citar

Práticas musicais de alunos em espaços/tempos livres em um conservatório de música. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-66192. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66192. Acesso em: 11 dez. 2025.