Entre a Dança e a Educação

Autores

  • Luiza Monteiro e Souza

Palavras-chave:

Corpo, dança, educação

Resumo

Este trabalho tem como campo de estudo o diálogo entre Dança e Educação, a fim de que se possa compreender alguns aspectos imbricados neste processo e como estes se constituem de forma determinante dentro das possibilidades de atuação no âmbito das artes no cenário contemporâneo.Na metodologia proposta para esta reflexão, são analisados o papel do professor e sua interação com o aluno, para que sejam apontadas possibilidades de lida que vão além de uma construção arborescente do conhecimento. Professor e aluno são os sujeitos que desencadeiam esta reflexão, cujo enfoque se coloca na área do ensino da dança.Torna-se profícuo, portanto, estabelecer atitudes de atuação que possibilitem a educação de corpos sem que ocorra a submissão dos mesmos diante do conhecimento instituído.Nesse sentido, percebe-se que determinados aspectos levantados no presente estudo, relativos à prática docente em dança, possibilitam a interação, pesquisa e construção do conhecimento, sem que as idiossincrasias dos sujeitos envolvidos sejam ignoradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Monteiro e Souza

Mestranda em Artes pela Universidade Federal do Pará. Graduada e pós-graduada em Design pela Universidade do Estado do Pará. Professora de dança do Colégio Moderno. Aluna do curso de graduação em Licenciatura Plena em Dança e Especialista em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2010-10-22

Como Citar

SOUZA, L. M. e. Entre a Dança e a Educação. ouvirOUver, [S. l.], v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/8220. Acesso em: 20 maio. 2022.