Práticas de ensino de música e a MTV
Palavras-chave:
Práticas de ensino de música, educação musical, formação inicialResumo
O artigo evidencia uma prática pedagógica que incorpora uma cena cotidiana de sala de aula universitária com interpretações acerca de objetos culturais midiáticos, em especial músicas veiculadas pela MTV1.As reflexões envolvem questionamentos trazidos pelos estudantes em momentos da disciplina Estágio Licenciatura do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia. O interesse do estudo é compreender aspectos em que a formação inicial colabora com a aproximação mais enriquecida entre as inquietudes dos estudantes em formação/ atuação com formas de aprender e ensinar música nos contextos atuais e diversificados do mundo musical.Três cenários reflexivos constituem o artigo. O primeiro enfoca a MTV e os sentidos e representações que os sujeitos constroem acerca de algumas músicas e músicos veiculados no programa televisivo. O segundo dá ênfase às formas de aprendizagem por meio de imitações e repetições de manifestações musicais.O terceiro sublinha a importância de temas mobilizadores e emergentes se inserirem na discussão da formação de professores de música. Os exames na literatura e as experiências dos sujeitos do processo educativo fundamentam o artigo.Justifica-se o estudo na direção de revisitar a sala de aula, tecer as reflexões dos cenários citados e procurar construir sentido mais crítico à disciplina Estágio Licenciatura no âmbito do curso de formação inicial de professores de música.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.