Apresentação

Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas

Autores

  • Fernanda de Assis Oliveira Torres Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Jusamara Vieira Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-70507

Palavras-chave:

Educação Musical, teorias do cotidiano, conhecimento musical

Resumo

Este dossiê artigos que contemplam pesquisas, relatos de experiências, reflexões sobre a educação musical compreendida a partir das perspectivas teóricas sobre a vida cotidiana, que vêm sendo trabalhadas nos mais diversos campos do conhecimento. Trata das contribuições teóricas, metodológicas, ontológicas e epistemológicas dessa perspectiva para a área de Educação Musical.

Biografia do Autor

  • Jusamara Vieira Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Jusamara Souza é Doutora em Educação Musical pela Universidade de Bremen, Alemanha. Professora Titular do Departamento de Música e orientadora no Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Visitante no Instituto de Pesquisa em Educação Musical na Hochschule für Musik Theater und Medien, Hannover, Alemanha, pelo Programa CAPES/PRINT-2019/2020. Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) nas gestões de 2001 a 2005. Desde 1996 coordena o grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano - EMCO (UFRGS – CNPq). Possui inúmeros artigos e livros publicados voltados para a educação musical brasileira em uma perspectiva crítica com análises predominantemente qualitativas. 

     

    Afiliação:  Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/7515925507360029

    Orcid:   http://orcid.org/0000-0001-6392-3951

Downloads

Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas

Como Citar

Apresentação: Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas . ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-70507. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/70507. Acesso em: 4 jun. 2025.