Testes de habilidade específica na graduação em música. O que tem sido falado nos eventos da ABEM?
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-69126Palavras-chave:
Teste de habilidade específica, Vestibular, Prova de Ingresso, Avaliação em Música, Literatura CinzaResumo
Este trabalho, que oxigena a discussão sobre os THEs (Teste de Habilidade Específica), objetiva fazer um levantamento de publicações em anais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) com temática sobre provas de ingresso nas graduações em música. Utilizamos a revisão narrativa como opção metodológica e, para a coleta de dados, focamos nos anais online dos congressos regionais e nacionais da ABEM e nos inspiramos na Grounded Theory para organização do material encontrado. De um total 3317 artigos publicados nos anos disponíveis online, apenas nove abordavam a temática do THE. Os resultados apontam que há três tipos de escritos: relato de experiencia, pesquisa empírica, e pesquisa teórica, distribuídos de forma equilibrada. Além disso, os trechos que abordam o THE fazem recontos sobre: Organização do THE; Descrição histórica do THE na IES; Conceituação do THE, Formação (prévia) dos candidatos para realização do THE; adequação do THE para candidatos com deficiência. Por fim, vale notar que não encontramos nenhum escrito que analisasse ou discutisse o impacto da presença ou ausência do THE no ensino superior de música. Espera-se que este escrito possa fomentar o debate do THE de modo científico e oferecer insumos para decisões curriculares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ouvirOUver

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.