Um texto perfurado por outros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-67042

Palabras clave:

criação, Plágio, cultura remix, apropriação

Resumen

Este artigo apresenta o plágio e suas variações, de maneira menos alarmante, considerando a apropriação, o intertexto, o remix, o reaproveitamento e a transfiguração, como possíveis estratégias e métodos de trabalho da produção artística em um ambiente cultural caracterizado pelo excesso, como é o caso do mundo contemporâneo. Para tanto, ele entrelaça informações a respeito das modificações tecnológicas das últimas décadas com usos dessas mesmas tecnologias por diferentes formas de arte. Tendo em vista explicitar a necessidade de repensar conceitos tradicionais como autoria e criação.

Biografía del autor/a

  • Rachel Cecilia de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Rachel Cecília de Oliveira é professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e dos Programas de Pós-graduação em Artes da UFMG e da UEMG. Participou da diretoria da Associação Brasileira de Estética – ABRE – por dois mandatos e foi professora visitante na Université Paris I - Pantheon-Sorbonne. Atualmente é editora chefe da Revista Pós do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG e líder do grupo Experiências Descoloniais. Trabalha a pluralidade da arte contemporânea nas interseções entre filosofia, teoria, história e crítica das artes. Além disso, atua como crítica e curadora.

  • Estandelau Passos Elias Júnior, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

    Estandelau é artista visual, produtor cultural, designer gráfico e professor. Foi aluno do Arena da Cultura. Graduou-se em Artes Plásticas na Escola Guignard (UEMG), com habilitação em Desenho e Fotografia. Mestre em Artes pela UEMG, investiga a relação entre imagens e palavras na construção de ficções ancoradas em narrativas polissêmicas. Atualmente é professor da Escola Livre de Artes Arena da Cultura (ELA). Natural da cidade de Contagem, vive e trabalha migrando por Ibirité, Contagem e Belo Horizonte.

Publicado

2023-08-29

Cómo citar

Um texto perfurado por outros. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-67042. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/67042. Acesso em: 11 dec. 2025.