O cotidiano sonoro nas escolas municipais de Bagé: um estudo com diretores e professores
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n2a2023-66265Palavras-chave:
Música na escola, cotidiano escolar, visão de diretores e professores.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante o período de isolamento social, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Musical da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Nesse contexto, o objetivo geral do estudo foi compreender o lugar da música nas EMEFs da cidade de Bagé/RS. Como objetivos específicos, revelar quais professores trabalham com música, investigar quais práticas musicais e/ou atividades envolvendo música ocorrem nas escolas do município, desvelar a opinião de diretores sobre a presença da música no currículo da escola e analisar em que medida a unidade temática Música, presente no componente Arte da BNCC, está sendo atendida nas escolas municipais. Foram envolvidas na investigação 32 escolas das 36 EMEFs. Participaram, portanto, 32 diretores e também 37 professores que responderam a formulários on-line. Os resultados da pesquisa proporcionaram conhecer um pouco do cenário da música nas escolas, de modo a aproximar a universidade da realidade escolar. Oportunizaram, também, reflexões críticas sobre como a música está sendo trabalhada, indicando caminhos sobre como podemos promover uma educação musical transformadora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ouvirOUver

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.







