O cotidiano sonoro nas escolas municipais de Bagé: um estudo com diretores e professores
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n2a2023-66265Palabras clave:
Música na escola, cotidiano escolar, visão de diretores e professores.Resumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante o período de isolamento social, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Musical da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. Nesse contexto, o objetivo geral do estudo foi compreender o lugar da música nas EMEFs da cidade de Bagé/RS. Como objetivos específicos, revelar quais professores trabalham com música, investigar quais práticas musicais e/ou atividades envolvendo música ocorrem nas escolas do município, desvelar a opinião de diretores sobre a presença da música no currículo da escola e analisar em que medida a unidade temática Música, presente no componente Arte da BNCC, está sendo atendida nas escolas municipais. Foram envolvidas na investigação 32 escolas das 36 EMEFs. Participaram, portanto, 32 diretores e também 37 professores que responderam a formulários on-line. Os resultados da pesquisa proporcionaram conhecer um pouco do cenário da música nas escolas, de modo a aproximar a universidade da realidade escolar. Oportunizaram, também, reflexões críticas sobre como a música está sendo trabalhada, indicando caminhos sobre como podemos promover uma educação musical transformadora.
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