A INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO MUSICAL
Um estudo sobre os Cursos de Música das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66193Palavras-chave:
InterculturalidadeResumo
Considerando as mudanças nas sociedades contemporâneas, cada vez mais multiculturais, os professores de música deparam-se com o desafio de ensinar para diversas culturas. Seguindo esse pressuposto, qualificar os professores de música na formação inicial é um caminho para fornecer uma base de conhecimentos que permita aos docentes atuar com a interculturalidade. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo refletir e discutir sobre a interculturalidade na formação de professores de música a partir da revisão de literatura conduzida numa dissertação de mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. A revisão utilizou como base de dados a Revista da ABEM, Capes-Catálogos de Teses e Dissertações, Portal de periódicos-CAPES e o periódico Journal of Intercultural Education. Esta proposta de investigação apoia-se nos estudos de Canclini (2007) sobre as teorias da interculturalidade. As pesquisas de Pereira (2014) e Galizia (2016) contribuíram para identificar os desafios presentes na formação inicial de professores de música no que diz respeito à interculturalidade. Resultados demonstraram que a pesquisa sobre interculturalidade e formação inicial no Brasil ainda é escassa. Porém, há pesquisas sobre temáticas que interessam à discussão sobre interculturalidade, embora sejam realizadas sobre outro olhar, como, por exemplo, o do decolonialismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ouvirOUver

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.