Apresentação

Processos de criação entre artes: experiências em arte e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-64269

Palavras-chave:

Artes, educação, transdisciplinaridade, multiculturalidade, experiências coletivas

Resumo

Esta edição concentra-se em práticas coletivas que procuram transitar nas fronteiras disciplinares entre as artes. Agrupa contribuições que propõe experiências coletivas e integradas na produção de saberes transdisciplinares, adisciplinares ou multiculturais, que entendem o ‘entre’ como a potência do movimento, do deslocamento, do encontro, do desvio, da diluição de fronteiras no pensamento artístico e educacional. Os artigos compartilham como essas experiências têm explorado o ‘entre’ - corpos, saberes, territórios, artes - nos processos contemporâneos de fazer pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Fonseca, Universidade Federal de Uberlândia

Docente do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na subárea de Desenho. Doutor em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Teoria e História da Arte pela UnB. Especialista em História da Arte do Século XX e Bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP-PR). Atualmente desenvolvo minha pesquisa sobre o processo de sobrevivência das imagens, procurando integrar sob um viés teórico-metodológico, a produção prática em Artes com a pesquisa em Teoria e História da Arte.

Tamiris Vaz, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Tamiris Vaz é professora do curso de Artes Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Arte e Cultura Visual (2017), pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestra em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ambos como bolsista Capes/DS. Coordena o UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU) e pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (Gepaec/UFSM). Suas investigações giram em torno das relações entre pessoas e lugares, abordando a arte no cotidiano urbano, em encontros e percursos que atravessam as aprendizagens a partir de imagens. Principais linhas de investigação: visualidades urbanas, docência em artes visuais, filosofias da diferença, aprendizagens.

Downloads

Publicado

2022-01-19 — Atualizado em 2022-01-20

Como Citar

FONSECA, F.; VAZ, T. Apresentação: Processos de criação entre artes: experiências em arte e educação. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 182–189, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-64269. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/64269. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Processos de criação entre artes: experiências em arte e educação