Performatividade na infância entre desafios sociais

contação de histórias para além do contar

Autores

  • Flávia Janiaski Universidade Federal da Grande Dourados
  • Carlos Eduardo Soares Cordeiro Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD
  • Daisy Vitória Oliveira e Silva Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD https://orcid.org/0000-0002-5919-3068

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-62723

Palavras-chave:

Escola, Pedagogia da Escuta, Contação de história, Violência Infantil

Resumo

Este artigo versa sobre a importância da Contação de História na primeira infância, tendo a criança como protagonista e performer do ato de contar. O principal objetivo da pesquisa realizada foi investigar como a criança pode se valer da Contação de História para narrar qualquer tipo de abuso infantil e como os professores, a partir dessas histórias, podem identificar essas violências por meio da Pedagogia da Escuta de Lóris Malaguzzi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Janiaski, Universidade Federal da Grande Dourados

Flávia Janiaski é doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES na University of Massachusetts/Boston no programa de Early Childhood Education e professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Cataria. Pesquisadora na área da Pedagogia das Artes Cênicas, com ênfase em orientação de estágio, drama, contação de história, encenação e produção cultural.

Carlos Eduardo Soares Cordeiro, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Arte educador, ator, musicista, fotógrafo e poeta. Graduando do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Bolsista de Iniciação Científica, com pesquisa na pedagogia da escuta de Malaguzzi e contação de história.

Daisy Vitória Oliveira e Silva, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Artista sul mato-grossense, graduanda do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD). Participa como bolsista do PIBID de Teatro e é pesquisadora (PIVIC) sobre a pedagogia da escuta de Malaguzzi, o Drama, e contação de história.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

JANIASKI, F.; CORDEIRO, C. E. S.; OLIVEIRA E SILVA, D. V. Performatividade na infância entre desafios sociais: contação de histórias para além do contar. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 490–505, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-62723. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/62723. Acesso em: 14 ago. 2022.