Presença ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-61584

Palavras-chave:

Presença, meio ambiente

Resumo

Tradução de "Environmental presence", de Gabriella Giannachi. In: GIANNACHI, Gabriela; KAYE, Nick; SHANKS, Michael (org.). Archaeologies of Presence: Art, Performance and the persistence of being. Londres: Routledge: 2012. P. 50-63.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Giannachi, University of Exeter

Gabriella Giannachi, FRSA, MAE, é Professora em Performance e Novos Media, e Diretora do Centre for Intermedia and Creative Technologies da Universidade de Exeter, que promove a investigação interdisciplinar avançada em tecnologias criativas, facilitando colaborações entre acadêmicos de uma série de disciplinas com organizações culturais e criativas. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Turim, e doutorada em inglês pela Universidade de Cambridge, onde recebeu uma bolsa de estudo, Trinity Hall, para investigar o papel do silêncio no teatro moderno europeu.

Conrado Augusto Gandara Federici, UNIFESP

Professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Possui doutorado e mestrado em Educação na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela UNICAMP - e graduação em Licenciatura em Educação Física pela mesma Universidade. Possui formação em música e palhaço. Coordenador do Laboratório Corpo e Arte (CNPq). Trabalha sobre a destilação do corpo em expressão, partindo do automatismo e máscaras cotidianas e apontando para a presença em sua simplicidade imediata e poética. Aposta na infância como manancial de modos de existir e resistir. Acredita na arte do cotidiano, na investigação do corpo ordinário e no permanente estado de jogo.

Marina Souza Lobo Guzzo, UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Artista e pesquisadora, Marina Guzzo concentra suas criações na interface do corpo e da paisagem, misturando dança, performance e circo ao tensionar os limites da subjetividade nas cidades e na natureza. Desde 2011 tem como centro de sua pesquisa a crise climática e o papel do artista na produção de imaginários para travessias de um mundo em ruínas no Plantationoceno. Trabalha em parcerias com equipamentos de saúde, cultura e assistência social pensando a arte como ação política que tece uma rede interespecífica complexa de pessoas, instituições, objetos, plantas, animais, fungos e natureza. A artista tem pós-doutorado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP e mestrado e doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP. É Professora Adjunta da Unifesp no Campus Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte no Instituto Saúde e Sociedade.

Downloads

Publicado

2022-01-19 — Atualizado em 2022-01-20

Como Citar

GIANNACHI, G.; AUGUSTO GANDARA FEDERICI, C.; SOUZA LOBO GUZZO, M. Presença ambiental. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 524–536, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-61584. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/61584. Acesso em: 28 maio. 2022.