Narrativas de um mundo em ruínas:

conexões entre ciências, artes, filosofias e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-61079

Palavras-chave:

Afetos, disciplina, paisagem, Antropoceno, sonho

Resumo

Em meio à pandemia de covid-19, olhamos para os lados e percebemos um mundo em ruínas, desmoronando incessantemente. A partir dos encontros proporcionados pela disciplina Conexões entre Ciências, Artes e Culturas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, produzimos narrativas que foram entretecidas neste texto. Entre o caos e esgotamento de possíveis, colocamo-nos em movimentos de criar nas conexões entre ciência, arte e educação. Dando vazão aos afetos que pediam passagens em nossos corpos, dialogamos com autores como Ailton Krenak, Anna Tsing, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Donna Haraway e Pereira e colaboradores para pensar no Antropoceno, buscar saídas e, quando não as encontramos, criar fugas e outros caminhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU). Mestre e Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Graduando em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e pós-graduando em Pedagogia Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro  (UFTM). Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU); e do GPECS - Gênero, corpo, sexualidade e educação (UFU). Bolsista CAPES. E-mail: tiagoamaralsales@gmail.com

Maria Carolina Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista CAPES. Integrante do projeto "CIÊNCIA NA ESCOLA E NO MUSEU: as obras de arte contemporânea como base para a argumentação e construção de conhecimentos", vinculado ao PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - Ensino de Ciências na Educação Básica (MCTIC e CNPq).  Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). E-mail: maria.alves.carolina@gmail.com

Keyme Gomes Lourenço, Universidade Federal de Uberlândia

Fiz Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, com especialização em Artes e Educação. Curso Mestrado em Educação e Graduação em Direito, também na Universidade Federal de Uberlândia. Integro o UIVO – Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). Bolsista CAPES. Trabalho como curador na Mostra Audiovisual de Cambuquira e sou fundador e coordenador da Mostra Audiovisual [Em]Curtas e também do Projeto Apropria Umuarama. E-mail: keymelourenco@gmail.com

Roberta Paixão Lelis da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Metropolitana do Vale do Aço e Licenciada em Ciência Biológicas pela UFU. Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). Bolsista CAPES. E-mail: robspaixao1994@gmail.com

Nicole Cristina Machado Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). Bolsista CAPES. E-mail nicolecristinam@gmail.com

Lúcia de Fátima Dinelli Estevinho, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora no Instituto de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). E-mail: lestevinho@gmail.com.

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Ciências Biológicas com Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU). E-mail: danielafranco@ufu.br

Downloads

Publicado

2022-01-19 — Atualizado em 2022-01-20

Como Citar

AMARAL SALES, T.; ALVES, M. C.; GOMES LOURENÇO, K.; PAIXÃO LELIS DA SILVA, R.; MACHADO BORGES, N. C.; DINELLI ESTEVINHO, L. de F.; FRANCO CARVALHO, D. Narrativas de um mundo em ruínas:: conexões entre ciências, artes, filosofias e educação. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 232–256, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-61079. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/61079. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Processos de criação entre artes: experiências em arte e educação