Tributo a João Gilberto e PianOrquestra

processos de produção coletiva e performance de dois espetáculos musicais no contexto de um festival de artes integradas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-61052

Palavras-chave:

Arranjo, performance, coletivo autoral, artes integradas.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar os processos de elaboração de dois espetáculos musicais apresentados em edições subsequentes do Festival EntreArtes, da Universidade Federal de Uberlândia: Tributo a João Gilberto (2019) e Pianorquestra (2020). Através do texto busca-se gerar reflexões sobre as diferentes formas de produção e apresentação de ambos os concertos, o que envolve o trato de questões como a ação individual do arranjador, a construção coletiva de um espetáculo musical, as preocupações cênicas presentes em um evento musical e finalmente os contextos de apresentação presencial e online, que marcaram os dois eventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Menezes Lovisi, Universidade Federal de Uberlândia

Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde 2017. Doutor em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Música e Cultura) e Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio (Musicologia). Bacharel em Música (Violão) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Dedica-se à pesquisa em música popular e ao trabalho como violonista, guitarrista, compositor e arranjador. Em 2016 lançou o álbum Nascer das Águas, com o duo de música instrumental Dois Nós. Tem participação em outros sete álbuns de artistas mineiros, gravados entre 2011 e 2018.

Mariana Aparecida Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Licenciatura em Música – Habilitação em Piano, pela Universidade Federal de Uberlândia e Bacharelanda em Música – Habilitação em Piano, pela mesma instituição. Pesquisadora CNPq do grupo de pesquisa “TeclaMinas” (UFSJ). Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela FAPEMIG, entre 2019 e 2020. Seus interesses de pesquisa estão relacionados ao universo da música contemporânea, da pedagogia do piano e da interdisciplinaridade artística. Atua como pianista e instrumentista em contextos e formações diversas e é professora de piano e teclado do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém (Araguari-MG).

Downloads

Publicado

2022-01-19

Como Citar

MENEZES LOVISI, D.; MENDES, M. A. Tributo a João Gilberto e PianOrquestra: processos de produção coletiva e performance de dois espetáculos musicais no contexto de um festival de artes integradas. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 190–203, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-61052. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/61052. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Processos de criação entre artes: experiências em arte e educação