FeridaCalo

do trânsito entre artes e do processo coletivo, a dança como “pronúncia de mundo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-61020

Palavras-chave:

Processo criativo em dança, corpo, imagem, Frida Kahlo, pronúncia de mundo

Resumo

O presente texto objetiva refletir sobre o processo de criação do espetáculo e intervenção artística FeridaCalo (2016), construído a partir da relação entre corpo e imagem. Ancorado no campo de estudos da cultura visual e utilizando da abordagem metodológica da bricolagem, este escrito realiza uma discussão transdisciplinar, entrecruzando as artes visuais e cênicas e aspectos de diferentes áreas de conhecimento, produzindo uma forma multidirecional e alternativa de reflexão. Do trânsito entre artes, do processo criativo coletivo e do princípio de que o pessoal é político, emerge a possibilidade de pensar-fazer a dança contemporânea como uma “pronúncia de mundo” (FREIRE, 2005).

Biografia do Autor

  • Mônica Corrêa de Borba Barboza, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora e Mestra em Educação (UFPel), Especialista em Psicopedagogia (UCPel), Pedagoga e Licenciada em Dança (UFPel). Professora Assistente no Departamento de Desportos Individuais, na Universidade Federal de Santa Maria.

  • Crystian Danny da Silva Castro, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em Artes Visuais – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Dança pela mesma instituição. Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2022-01-19

Edição

Seção

Dossiê: Processos de criação entre artes: experiências em arte e educação

Como Citar

FeridaCalo: do trânsito entre artes e do processo coletivo, a dança como “pronúncia de mundo”. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 204–218, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-61020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/61020. Acesso em: 28 maio. 2025.